redirecionamento

terça-feira, 3 de maio de 2011

Greve dos professores - Meu ponto de vista.


 Por Antonio Renato - Professor da rede Estadual
No inicio do ano fui obrigado a fazer alguns esclarecimentos sobre artigo postado nesse glorioso blog sobre as expectativas com relação ao governo da Drª Rosalba. Fiz toda uma analise,com tristeza porém realista, fundamentada no veso ideológico e na historia política da nossa governadora, tenho certeza que muitos me incluíram na turma dos pessimistas de carteirinha e dos que apostam "no quanto pior melhor". Só posso lamentar. Reafirmo, sinceramente, que gostaria de ter outra expectativa, mas não posso mentir pra mim mesmo. Infelizmente, não se vislumbra uma conjuntura favorável, do ponto de vista do funcionalismo estadual, particularmente para nós da educação. Semanas atrás alguém me perguntou sobre a possibilidade de greve da rede estadual; respondi no linguajar dos matemáticos e determinei o percentual de 99,99%. Mas uma vez não podia mentir pra mim mesmo. Não deu outra,quanto a greve é algo que ninguém quer. É um processo doloroso que cria um estado permanente de tensão e expectativa. Ademais, é aquela velha situação do mais forte (um governo insensível e conservador) contra o mais fraco (professores desmotivados e fragilizados), utilizando-se dos instrumentos mais torpes de ameaça(cortar ponto,situação dos que estão em estagio probatório,etc.), pois, como era de se esperar, o governo por meio da imprensa, já mandou avisar que "não negocia com grevistas". Postura típica da direita mais atrasada e da Drª Rosalba em particular. Pra não me alongar mais, não vou nem entrar na questão do piso salarial, pois o que dizer de uma lei que foi julgada constitucional pelo STF? Tem que se cumprir. Contudo, entra em cena a tal da vontade política do governante, e cá pra nós o DNA político da Drª Rosalba é o mesmo dos senhores de engenho e de escravos. No mais, é esperar que dessa vez eu "queime" a língua.

1 Comentário:

Kelly Adriana disse...

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SERÁ DEBATIDO EM MOSSORÓ

A presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada federal Fátima Bezerra estará em Mossoró nesta sexta-feira (6) para participar do debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), organizado pelo Sinte/RN. O evento será às 14h30 no Seminário Santa Terezinha, em frente à Praça Cônego Estevam Dantas.

Proposto pelo Ministério da Educação, o PNE traça as diretrizes, metas e prioridades para a Educação brasileira que devem ser cumpridas até o final da década. No debate de Mossoró, a deputada vai reforçar seu ponto de vista de que 10% do PIB devem ser destinados para a Educação. Na opinião dela, as metas do PNE 2011-2020 só poderão ser alcançadas com a garantia desse financiamento.

Para Fátima Bezerra é preciso refletir sobre os motivos de o PNE anterior não ter dado certo para que não se repitam os mesmos erros. Dados do Conselho Nacional de Educação mostram que mais de 80% das metas do PNE 2001-2010 não foram cumpridas. Segundo a parlamentar, devido a diversos fatores como a pouca divulgação, ausência de mecanismos de acompanhamento e de indicadores, e o veto que o então presidente Fernando Henrique Cardoso fez ao artigo que garantia 7% do PIB para a Educação.

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO