redirecionamento

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Qual a melhor lâmpada: Lâmpada incandescente, fluorescente ou LED?





Quando escurece acendemos logo a luz. Olha com atenção à tua volta na escola, em casa, na rua e descobre que tipo de lâmpadas são utilizadas. São todas iguais? Em que diferem? Na forma? Na cor da luz que emitem?
As lâmpadas diferem não só na forma como no seu mecanismo. Faz a seguinte experiência para comparares três tipos de lâmpadas bastante diferentes. A lâmpada incandescente emite luz porque o filamento que tem no interior se torna incandescente quando uma corrente elétrica passa através dele. Esse tipo de lâmpada foi inventado pelo americano Thomas Édson no século XIX. Em meados do século XX foi introduzida a lâmpada fluorescente, que gasta menos energia porque produz menos calor. Estas lâmpadas são cobertas por uma substancia fluorescente. Tem no seu interior uma mistura de gases que, quando atravessada pela corrente elétrica, faz essa substancia emitir luz visível. Com o desenvolvimento da ciência e tecnologia dos materiais apareceram recentemente as lâmpadas LED, diodos emissores de luz ( do Inglês “light Emitting Diode”).
Para se ter uma visão maior de qual é o melhor tipo de lâmpada, veja a comparação; uma lâmpada incandescente de 40 W de potencia, clareia menos que uma lâmpada fluorescente de 7 W de potencia, que equivale a uma lâmpada LED de 0,87 W de potencia. Potencia é a energia usada por unidade de tempo, essa unidade é o watt. Trocando em miúdo, a lâmpada incandescente precisa, aproximadamente, seis vezes mais de energia que a lâmpada fluorescente e esta por sua vez, precisa de, aproximadamente, 50 vezes mais de energia que a lâmpada LED. Não vou dizer qual a melhor lâmpada, só vou dizer que em breve, todas as lâmpadas fluorescente vão ser todas substituídas.

Seja o primeiro a comentar

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO