Secretário de Educação João Batista
Hoje pela manhã em reunião com alguns professores da rede municipal, o secretário municipal de educação João Batista desmistificou o boato que vinha-se fazendo sobre a questão de no fim do ano ter ou não rateio. Segundo o secretário, após o pagamento do salário de Dezembro, assim como o 13º e as férias, o que sobrar será dividido com todos os professores. "Se sobrar 10 mil este será dividido, assim como sobrar 50 mil, é a mesma coisa, hoje o dinheiro do fundeb esta dividido em duas contas, uma contendo os 60% e outra 40%, dessa forma não tem como enganar ou ser enganado". Disse o secretário.
Só para lembrar, no fim do ano passado, o rateio chegou a "assustar" muita gente, aliás muita gente não, a todos, ninguém esperava receber R$ 1.131,00 extras. Esse dinheiro tirou muita gente do "prego".
Este blog vai aguardar a consumação dos fatos.
Só para lembrar, no fim do ano passado, o rateio chegou a "assustar" muita gente, aliás muita gente não, a todos, ninguém esperava receber R$ 1.131,00 extras. Esse dinheiro tirou muita gente do "prego".
Este blog vai aguardar a consumação dos fatos.
3 Comentários:
Professor, sem a intenção de realizar criticas a gestão anterior, quando a atual gestão assumiu, os professores recebiam salários relativamente baixos, pra se ter uma idéia, uma diretora de escola recebia 30% do que recebe hoje, considerando o salário mínimo da época e o atual para se calcular; ao final do ano, a gestão realizava um rateio considerado simbólico, que compreendia entre 15 e 25% do salário recebido na época. Durante todos os anos da gestão atual, esses salários aumentaram grandemente e de forma gradativa, principalmente para os professores efetivos da rede, que hoje são quase a totalidade. Em 2009, a Prefeitura encontrava-se elaborando o plano de cargos e carreiras do professores e ainda, realizando adaptações para a implantação do piso salarial dos docentes, com isso, os aumentos ficaram limitados, aguardando as mudanças. Diante desse fato, alguns recursos do Fundeb sobraram ao final do ano, e entre as muitas opções de aplicação que a lei do fundeb permite, optou-se por dividir todo o recurso com os professores, sendo que cada um recebeu um valor de mais de um mil reais, sendo este valor proporcionalmente muito maior que rateios anteriores. É importante considerar ainda professor, que o rateio (abono) não é uma boa prática, tendo em vista que os recursos do fundeb devem ser incorporados ao salário do professor fazendo com que não gere sobras. Se a gestão resolver ratear os recursos do Fundeb é por opção, pois, estes estão sendo bem utilizados, seguindo rigorosamente a Lei que estabelece o Piso Nacional Salarial dos Professores, além do plano de cargos e carreiras dos docentes.
Caro Juca, a opção que você citou, é só um ânglo de ver os fatos.
ESSA DE SE SOBRAR É ENGRAÇADO!
Postar um comentário