Entrevista aos candidatos a Conselheiro Tutelar.
![]() |
Neta - 20 |
Cleonice Maria Neta, Conhecida apenas por Neta. Neta é casada, mãe de dois filhos, mora na Travessa Santa Cruz, vizinho ao posto de gasolina Palhano. Seu n° é 20 e seu slogan “Fazer valer deveres e direitos das crianças e dos adolescentes”
Blog: Neta, porque você pleiteia uma vaga de Conselheiro Tutelar?
Neta: Porque quero trabalhar com criança e adolescente, ter competência para dar medidas sócio-educativa as crianças e os adolescentes , quando ocorrem uma violação, omissão da sociedade ou abuso dos pais responsáveis é procurar fazer valer o direito da criança e do adolescente.
Blog: O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990, sabendo disso, o ECA ainda atende os objetivos iniciais ou merece uma reformulação, sim ou não, justifique?
Neta: Sim o estatuto da criança e do adolescente, merece uma reforma, uma ampliação e menos interpretações, para que os conselheiros possam trabalhar com mais capacidade e alcançar seus objetivos, que as crianças tenham mais dignidade, saúde, lazer, esporte e moradia.
Blog: Qual sua opinião sobre a diminuição da Maioridade Penal, de 18 anos para 16 anos?
Neta: A maioria dos crimes praticados por menores de idade, estes ficam impune porque são menores de idade, acredito que sim, ou uma reforma nesse sentido ou uma ação mais sócio-educativa com jovens delinqüentes. Uma ação que fosse mais objetiva, com menos teoria e mais prática.
Blog: Qual a sua experiência desenvolvida em atividades com crianças ou adolescentes?
Neta: Minha experiência com criança foi que trabalhei como professora de alfabetização, foi um período maravilhoso, tive oportunidade de conviver com crianças e adolescentes. Foi uma experiência muito boa. Por isso quero conquistar uma vaga no conselho tutelar para defender o direito da criança e do adolescente.
Blog: Cite, se souber alguma ação desenvolvida pelos atuais membros do Conselho Tutelar.
Neta: Como esta é a ultima resposta, quero primeiramente agradecer a oportunidade por este espaço que, segundo informações é muito visto na nossa cidade e também, se me permite dizer ao povo grossense que se for eleita irei me empenhar com todas as minhas forças para fazer valer os deveres – tão esquecidos – e os direitos de nossas crianças. Bom, em relação a pergunta, uma ação que eu presenciei dos colegas do conselho tutelar foi uma mãe irresponsável que saiu de casa e deixou o seu filho sozinho chorando e foi encher a cara de cachaça, os vizinhos denunciaram ao conselho tutelar eles chegaram e levaram a criança até a justiça, então definiram a guarda da criança para uma tia.
Postar um comentário