redirecionamento

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Greve na Educação: Areia Branca realiza ato público com participação de professores de Grossos e Tibau.



Por Antonio Renato
Por conta do impasse nas negociações, os professores da vizinha cidade de Areia Branca realizaram nesta terça-feira, dia 14, mais um ato público visando mostrar para a sociedade os motivos que levam a continuação do movimento grevista dos trabalhadores em educação. No ato público, seguido de caminhada pelo centro da cidade, foram feitas várias intervenções dos companheiros, que  apontavam quanto de indiferença e desprezo contém a proposta do governo apresentada aos professores, que teve como conseqüência a atual situação de indefinição.
A caminhada de protesto também teve a participação de professores da nossa cidade, da cidade de Tibau, como também a valiosa contribuição dos companheiros da coordenação do SINTE, aqui da regional de Mossoró.  
 Na oportunidade, um dos coordenadores, professor Josué Dameceno, concedeu ao nosso blog uma entrevista que reproduzimos a seguir:

BLOG: Na sua avaliação, qual a situação da greve atualmente?
JOSUÉ: A greve continua firme e forte da maneira como começou, e vem ganhando mais adesões com o passar do tempo e com a intransigência do governo e pelo fato de não apresentar uma proposta que venha a atender as expectativas da categoria.

BLOG: Resumidamente, qual o conteúdo da proposta que o governo apresentou e que foi rejeitada pelos professores? 


 
JOSUÉ: A categoria esta reinvidicando  a aprovação do plano de carreira do magistério revisado, cumprimento do plano de carreira dos auxiliares e técnicos e a implantação imediata do piso salarial nacional; a proposta foi um parcelamento em 4 vezes, começando no mês de setembro, portanto ainda muito distante. A categoria rejeitou pelo fato de não ser algo concreto e parecer mais uma tentativa “atabalhoada” de por fim ao movimento.
BLOG: Qual a sua avaliação no que se refere à disposição do governo de melhorar essa proposta?
JOSUÈ: A primeira coisa que o governo deve fazer é ser transparente com a sociedade no que se refere às finanças do Estado, depois deixar de olhar para trás e sempre fazer referencias aos governos passados; a partir daí apresentar algo concreto e decente para nossa categoria já tão sofrida. 

BLOG: Na hipótese da continuação do impasse que postura a direção do SINTE deve adotar, na sua avaliação?
JOSUÉ: Vamos continuar mobilizando e motivando a categoria para continuar a paralisação e também buscar o apoio de outros segmentos da sociedade, como aliás já ocorre, para apoiar nosso movimento.

BLOG: Deixe uma mensagem para os trabalhadores em educação da nossa regional:
JOSUÉ: O nosso movimento é sobretudo em defesa de uma educação pública de qualidade; não fazemos greve apenas por fazer. A educação de um país é a base de tudo. Vamos continuar na luta por uma educação que forme cidadãos sérios e comprometidos com o povo.

     




Seja o primeiro a comentar

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO