redirecionamento

terça-feira, 5 de julho de 2011

Prós e contras da Festa do Sagrado Coração de Jesus na visão desse blog.


Acredito que a cúpula da Igreja já deva ter feito esse trabalho – avaliação da festa – ou deva fazer nos próximos dias. Pelo menos é assim que toda organização faz ao fim de uma realização de um evento importante, ainda mais se tratando de um evento tão puxado (10 dias) como foi à festa do Sagrado Coração de Jesus.

Aqui faço as minhas avaliações, não como religioso, mas como observador e contribuinte da festa, pois disso ninguém pode dizer que não fui e antes de tudo que estas observações particulares sirvam para melhorar e não como críticas descompromissadas e ainda sei que muitos não concordarão, mas estou aberto a refazer o comentário caso me convençam do contrário.

Na minha humilde observação muitos pontos positivos e, infelizmente, alguns negativos.
Começando pelo inicio, positivo foi à abertura da festa com um “jantar”, onde aconteceu à interação de muita gente, alguns mais para contribuir do que propriamente jantar. O negativo aqui foram duas coisas. Uma, só tinha um banheiro para muita gente, aonde chegou a fazer fila, além do que o banheiro ficava frente a uma mesa onde se jantava e duas, faltou à presença da nossa autoridade maior, a saber o Prefeito Veronilde Caetano.


Positivo também foi a passagem da Imagem do Sagrado Coração de Jesus tanto nos Bairros da cidade como em todas as comunidades, isso fez com que essas comunidades se sentissem partes da festa. O negativo foi que mesmo assim achei pequena a participação dos munícipes dessas comunidades no decorrer da festa na cidade. Já a passagem da Imagem de uma escola para outra na cidade, achei pouca participação, teve dias que a imagem só não foi só por se tratar de uma imagem. Aqui lógico, não me refiro à organização e sim a presença dos fieis.

Nas festas sociais patrocinadas pelas escolas e ruas achei muito positivo, porém teve dias que não “redeu”. Aqui acredito que quando as “barracas” eram no meio da rua (em frente à Igreja), as pessoas passavam e paravam para olhar e comprar, independente de irem ou não a missa, já no pátio da Igreja, as pessoas só iam ao término da missa e logo – dependendo da apresentação – iam embora. Sem falar que em outros anos, não havia só barraca com comidas, havia barraca com maçã do amor, pescaria, brindes, etc. Por falar em brindes, a Igreja também poderia ter sorteado em diversos momentos a camisa da festa (o valor da camisa dividida em bilhetes acessíveis – sem exagero), seria um meio de divulgação e arrecadação.

Por fim chegamos ao ultimo dia. Positivo achei a missa pela manhã, muita gente, porém mais uma vez faltou à presença do nosso prefeito, em contrapartida esteve presente a deputada Sandra Rosado, que queira ou não, valorizou nossa festa. Negativo achei o modo de divulgação desse dia por parte da Igreja, não há necessidade de modo nenhum, às 6h da manhã sermos acordados por um barulho ensurdecedor de fogos (bombas) em cima de nossas cabeças, além do mais deve-se levar em conta que se trata de um dia feriado. E olha que na minha rua não passou, ouvir de longe e acordei. No fim do dia, finalmente, realizou-se a ultima procissão, nada a acrescentar exceto que foi uma grande manifestação de fé, uma procissão digna do Sagrado Coração de Jesus dirigida pelos padres Carlos e Dom Marcos. Por falar em Dom Marcos, não posso esquecer que também foi positiva sua presença nesses dez dias. Sem falar, claro, dos padres que vieram da Bahia e o padre Flávio Augusto, além, óbvio, do Padre da nossa “Terrinha” Carlos Dantas que esteve sempre à frente dos trabalhos. 

Entre prós e contras, a festa teve, como sempre, muito mais pontos positivos do que negativos, acredito também que após as apresentações das escolas, deveria ter uma apresentação de renome estadual ou até nacional, religioso ou não, no primeiro dia ou no último, seria muito mais atraente e atrairia pessoas de outras cidades. Ah, ia esquecendo, sentir falta do grupo Brilho da Terra, não sei se foi por que perdir essa apresentação ou por que eles não participaram, se não participaram caberia aqui uma explicação.

Mas tudo isso são só algumas observações de alguém que é leigo em assuntos religiosos, mas que tem vontade de ver sempre sua cidade crescer e se expandir.

1 Comentário:

Raimundo castro disse...

Taí, Ronaldo gostei muito dessas observações que você fez a grande festa do Sagrado C. de Jesus, pois concordo com vc em gênero, número e grau. Bem que diz o ditado: Quem está fora joga melhor,quero dizer observa melhor. Cabe agora a comissão da festa se reunir observar esses pontos e tirar suas conclusões para que a próxima festa seja melhor ainda, pois eu acredito que sim. quero a proveitar e parabenizar a padre Carlinhos, Dom Marcos e toda comissão que organizaram a essa brilhante festa,e a você também Ronaldo que muito contribuiu com o seu blog, que Deus abençoi a todos e que continui sempre nesse caminho, que é a verdade e vida. O caminho de Jesus. Raimundo Castro. Valença

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO