De volta da Jornada Mundial.
Ela chegou, depois de visitar Portugal e Madri (Espanha), ela chegou contando-nos sua aventura, uma aventura que sem sombra de dúvida foi ímpar, afinal viajar para a Europa e ver o Papa com os próprios olhos não é coisa para qualquer um. Oportunidades como essa, a gente tem que fazer como Carla fez, agarrar e ir até o fim.
Blog: Carla, primeiro do que tudo, parabéns por essa vitória e saiba que estamos felizes por está de volta sã, feliz e, acredito eu, realizada. Vou lhe fazer duas perguntas, primeiro quero que me digas o que você achou dessa Jornada?
Carla: Obrigada e aproveito para dizer que, mesmo sendo uma viajem curta no que diz respeito ao tempo, porém longa em distância, sentir muita saudade.
Blog: Carla, primeiro do que tudo, parabéns por essa vitória e saiba que estamos felizes por está de volta sã, feliz e, acredito eu, realizada. Vou lhe fazer duas perguntas, primeiro quero que me digas o que você achou dessa Jornada?
Carla: Obrigada e aproveito para dizer que, mesmo sendo uma viajem curta no que diz respeito ao tempo, porém longa em distância, sentir muita saudade.
A jornada mundial da juventude foi um grande sucesso, foram mais de dois milhões de jovens do mundo inteiro reunidos junto com o santo padre o Papa e em meio a tantos jovens estávamos nós da Diocese de Mossoró que fomos escolhidos primeiro por Deus e depois por nossos queridos padres de nossas paróquias, éramos 42 jovens de todas as paróquias da Diocese de Santa Luzia, então foi bom, proveitoso e muito maravilhoso.
Blog: Agora Carla, quero que você conte-nos como foi toda viagem, fique a vontade.
Carla: Pois não. Começamos a peregrinação dia 15 de agosto ao sair de Mossoró as 13 horas da tarde com destino a Natal, no aeroporto Augusto Severo as 10:15 da noite embarcamos no avião em direção a cidade de Lisboa Portugal e com todo o fuso horário chegamos a Lisboa as 9:30 da manhã horário local de Lisboa, nesse momento a Turma se dividiu, uma parte fica em Portugal e outra segue direto pra Madri, eu fiquei na turma que ficou em Portugal, logo que chegamos fomos para um hotel e depois conhecemos o santuário de Nossa Senhora de Fátima na cidade de Fátima em Portugal, um lugar abençoado cheio da graça de Deus onde o clima de oração era constante, dormimos em Fátima e no dia seguinte fomos conhecer uma cidade próxima chamada Valinhos onde Nossa senhora e o anjo apareceram para os três pastorinhos de Fátima Francisco, Jacinta e Lucia, conhecemos a casa de cada um deles com uma guia contando toda a historia foi emocionante conhecer e estar ali naquele local onde tudo aconteceu.
Dia 17 as 17:45 pegamos o avião para Madri nos encontrarmos com o resto da turma que já estava no clima da jornada fomos direto para o alojamento na paróquia de Santa Sofia no Bairro Porta Del Sul em Madri onde dormimos ansiosos pois no outro dia era o grande encontro da juventude com o a Papa.
Dia 18 participamos da catequese Brasileira na Igreja de São Nicholas e a tarde fomos para a praça de Cibeles a espera da mensagem do Papa para todos nós, a multidão tomou conta da praça e nesse dia infelizmente só conseguimos ver o papa pelo telão pois eram muitas pessoas reunidas e não foi possível chegar tão perto como queríamos mas isso não foi motivo pra desanimar o Papa falou a todos os jovens, cumprimentou cada país e agradeceu a presença de cada um de nós que estávamos lá.
Dia 19 participamos mais uma vez da catequese desta vez na igreja de São Sebastião onde tinha o maior número de Brasileiros reunidos ( detalhe... nessa igreja foi batizado Miguel de Cervantes criador de Dom Quixote) apos a catequese participamos da via -sacra pelas ruas de Madri foi um momento especial e de muita oração o Papa acompanhou a via- sacra rezando com os jovens e nesse dia foi possível vê- lo de pertinho e foi só emoção!!!! Ah, também nesse dia participamos do show da banda Rosa de Sharon na praça Madri Rio junto com todos os Brasileiros que estavam em Madri.
Dia 20 foi o dia da vigília de oração no Aeródromo de Cuatro Vientos, saímos cedo da paróquia em direção a Cuatro Vientos ( nesse dia agente se perdeu um pouquinho kkk) chegamos um pouco tarde e as portas já estavam fechadas estávamos decididos que iríamos acampar ali mesmo mas como as coisas de Deus são sempre providentes, de repente caiu uma chuva forte e foi necessário que as portas fossem abertas para que os jovens que estavam fora entrassem caso precisassem de ajuda, e ai conseguimos entrar ( A chuva parou nesse momento), recebemos um piquenique com comida para a noite do sábado e o café da manhã do domingo e também água suficiente, foi uma grande experiência dormir em sacos de dormir olhando as estrelas e em clima de oração com adoração ao santíssimo sacramento ate as 2:30 da manhã, dois milhões de jovens rezando juntos foi realmente uma grande graça de Deus, e pra mim foi o momento mais forte da Jornada, durante toda a noite houve muita dança, muita musica, muita oração, confissão e muita alegria, todos os ritmos, todas as línguas todas as raças reunidas em uma grande festa da fé!
Dia 21 acordamos com o bom dia do Papa era a missa de encerramento da Jornada, as 9 horas iniciou a santa missa o Papa abençoou e enviou todos os jovens, nos pediu para dar testemunho com nossas vidas do amor de Cristo, e ao final da missa deu a grande noticia que esperávamos, a próxima Jornada Mundial será no Brasil no Rio de Janeiro ai foi só festa!!! Todos os Brasileiros presentes vibraram com a noticia, em 2013 a Jornada será no BRASIL.
Saímos com a sensação de dever cumprido depois de todos os dias da jornada e a noite desse mesmo dia como não poderia deixar de ser teve festa Brasileira na Praça Madri Rio com Bandas e cantores católicos como Banda Círios, Banda Dominus, Rosa de Sharon, Irmã Kelly Patrícia, Dunga, DDD e muito mais comemorando a próxima jornada em clima de festa e oração!!! a Jornada terminou no maior estilo Brasileiro!
Dia 22 deixamos a paróquia em direção a um Tur. por Madri conhecemos todos os pontos e praças da cidade e depois do almoço partimos para a cidade de Toledo ainda na Espanha, uma cidade do século 16 criada pelos árabes, conservada ate hoje com seus monumentos suas ruas estreitas e a catedral de Toledo umas das igrejas mais belas que eu já vi! Realmente maravilhosa, apos conhecer Toledo fomos para um Hotel onde passamos a noite.
Dia 22 conhecemos a cidade de Ávila também na Espanha, cidade de Santa Teresa de Jesus ou Santa Teresa de Ávila, cidade histórica e muito bonita e para mim foi como realizar um sonho, pois sou devota de Santa Teresa! Foi um uma grande emoção estar la ver de perto o convento onde morou Santa Teresa e toda a sua historia
Dia 23 a tarde pegamos o avião para Lisboa chegando a noite, no dia seguinte dia 24 conhecemos a cidade de Lisboa seus pontos turísticos e aproveitamos para provar o famoso pastel de Belém de Lisboa por sinal é uma delicia viu!!! E a noite saímos para o aeroporto de Lisboa de onde saímos em direção a Natal as 19:40 da noite chegando em Natal ainda a noite onde pegamos um ônibus ate Mossoró e finalmente casa!!!!!
A jornada foi realmente uma grande experiência de vivencia e de fé, uma verdadeira injeção de animo para continuar a trabalhar pela juventude e anunciar cada vez mais a palavra de Deus, em particular pude experimentar sentimentos e momentos que ficarão guardados pra sempre na minha vida, agradeço a Deus pela oportunidade, ao Bispo Dom Mariano ao Padre Carlinhos, a minha família e amigos que me deram forças e todo o apoio pra poder acontecer tudo isso na minha vida! a todos o meu muito obrigada! Que as graças de Deus cheguem a todos!
1 Comentário:
Carla, parabéns pela vitória e de ter dado mais um passo na jornada do conhecimento cultural. Viajar ao exterior é algo maravilhoso! A viagem nos traz um engrandecimento incomum, de realizações e descobertas. Abriste os olhos diante da fraternidade universal, onde todos os povos se dão uns aos outros com amor e carinho. A viagem, por sua vez, às vezes dá um calafriozinho no estômago, mas creio que desempenhaste muito bem o seu papel de representante de nossa paróquia. Que venham mais e mais jornadas. Afinal, nossos adolescentes necessitam de entrar mais em contato com aquele todo poderoso. Creio também que aprendeste “un poquito de español, ¿no es verdad? Foste às alturas, mas Deus a trouxe de novo ao seio do povo de Grossos, este que tão ansioso te aguardava.
Gracias por su viaje!
Stefenson
Postar um comentário