redirecionamento

domingo, 16 de outubro de 2011

Seremos 7 bilhões de humanos até 31 de outubro, prevê ONU

Segundo previsões da Organização das Nações Unidas, o ser humano que vai arredondar a população da Terra para 7 bilhões deve nascer em 31 de outubro desse ano. Essa data está cerca de um ano adiantada, ainda segundo as estimativas da ONU. 

 Apesar da data ter sido divulgada, pode haver imprecisões em dados dos censos dos países. Milhões de nascimentos e mortes podem não ter sido computados e há muita controvérsia sobre a taxa de gestação da mulheres.

A exata data em que seremos 7 bilhões habitando o planeta não importa muito. Mas a incerteza dos dados deixa algumas questões importantes sem resposta. A principal delas: a tendência da população é atingir um pico nas próximas décadas ou ela continuará a crescer além disso?

Alguns pesquisadores da área, como Wolfgang Lutz e Sergei Scherbov, do Instituto de Demografia de Viena, consideram que a ONU pode ter recebido pressões políticas para negligenciar a imprecisão dos dados e cravar uma data para chegarmos aos 7 bilhões. Eles estimam que não iremos atingir esse valor até 2013. A data mais tarde prevista pelos especialistas pode chegar a 2020.

Enquanto isso, o diretor da divisão de população da ONU, Hania Zlotnik, defende sua data – no fim de outubro –, mas diz que ela pode variar de alguns meses a um ano.

Para os demógrafos, o principal problema é a contagem incompleta, mesmo em países desenvolvidos os censos podem deixar de registrar 3% da população. No caso de alguns países africanos, o último censo foi realizado há mais de 10 anos. É necessário fazer estimativas para atualizar essa população. O perigo é estimar um crescimento maior do que o real porque a taxa de fertilidade do mundo vem caindo recentemente. As mulheres têm em média 2,5 filhos – metade do que suas avós costumavam ter no passado.

No início do ano, a ONU aumentou suas estimativas e sugeriu que o mundo terá mais de 10 bilhões de pessoas em 2100 e que a população continuará crescendo. Os especialistas de fora acreditam que já teremos atingido um pico até essa data, mas nenhum deles sabe com certeza o que acontecerá no futuro.

Com informações Revista Galileu - Notícias.

Seja o primeiro a comentar

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO