redirecionamento

sábado, 21 de janeiro de 2012

Está acabando, por quê?



Em outros carnavais – que me lembro – era o “bicho” que mais se via, o tal de “ursos”.

Por vezes chegávamos a se enfezar com tantos ursos pedindo “uns trocados”. Era urso de todos os tipos, tamanhos e cores, até de outras cidades eu via. 

Crianças de 4 e 5 anos era um chororô só, bastava dizer, “Lá vem o urso”, pernas que te quero.
Mal passava o som estrondoso do zabumba e do pandeiro, lá, cerca de 500 metros, vinha outro.

Assistir filme, jogos, novelas era um terror, os ursos passavam mesmo naquela hora de maior tensão, mesmo no momento que o ator ou a atriz ia dizer uma frase de efeito e você, louco da vida com o tal de urso, ficava sem entender nada ou encostava o ouvido na TV para não deixar escapar nada e torcer para que o urso passasse, mais aí era que estava o problema, ele parava bem na sua porta e o zabumba, bem o zabumba não parava, bum ba, bum ba, bum ba, . . . Você aos berros doido que eles fossem embora gritava lá de dentro: "Tem dinheiro nãaaaao.

Hoje, esta realidade mudou, aqui em Grossos, por exemplo, ontem foi o primeiro urso a sair na rua.
E cá pra nós, esse urso aí acho que não vai conseguir é nada.
Por que será que esta prática diminuiu?

2 Comentários:

Albenice disse...

Consordo com vc, pq será que os "ursos" estão sumindo?Leu seus comentários e até parece que estou vendo a cena era manino escondido p todo lado.E isso faz parte da cultura que eu saiba só de Mossoró,Grossos e Areia Branca.Fica aqui o meu apoio e saudade dos velhos e bons tempos.Abraço

Mayanna Rebouças disse...

Caro professor Ronaldo, hoje dia 23/01/2011 precisamente a tarde encontrei no centro de Mossoro, homens e meninos trajando os "ursos", com seus tambores e outros apetrechos. Ao ler esse post deparei-me como a nossa cultura de grossos esta perdendo seus costumes e suas tradições, infelizmente perdendo esses habitos por coisas não muitos instrutivas como as drogas por exemplo, mas pergunto-me o que poderiamos fazer para resgatar tais tradições? Que incentivo seria necessario para nossos jovens e crianças percebessem a riqueza de tais movimentos? Questionemos pois referente a isso. Ficaadica.

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO