redirecionamento

segunda-feira, 4 de junho de 2012

MDA entrega hoje 26 retroescavadeiras para municípios do Rio Grande do Norte‏

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, entrega, nesta segunda-feira (4), o total de 26 retroescavadeiras para atender aos municípios do Rio Grande do Norte mais afetados pela falta de estrutura de suas estradas vicinais, que ligam a zona rural à urbana. Cada máquina será encaminhada a uma cidade diferente.

 A entrega será feita, às 10h, no município de Parnamirim, pertencente à Região Metropolitana de Natal, capital do estado. O investimento total do MDA para a aquisição das máquinas foi de aproximadamente R$ 4,5 milhões. 

A doação dos equipamentos integra as ações do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). Na ocasião será divulgado um acordo de cooperação com o governo local para a implementação da Rede Brasil Rural e, também, um mutirão de documentação para as trabalhadoras rurais. 


De acordo com o delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa Sobrinho, as retroescavadeiras farão a diferença na vida dos agricultores familiares dos 26 municípios beneficiados. “As nossas estradas precisam de recuperação constantemente e as máquinas vão suprir essas necessidades. Vão garantir o transporte dos alimentos e produtos cultivados pelos agricultores familiares por meio do melhoramento da malha municipal de acesso à zona rural”, afirma.

Como no caso do agricultor rural Antônio Josenilton de Castro, 47 anos, que mora com a esposa e os quatros filhos em um sítio no município de Upanema. O sustento da família vem todo da comercialização dos grãos, legumes, frutas e animais criados em sua propriedade, que possui uma área de trabalho de cinco hectares.

Para vender os produtos, ele percorre 24 quilômetros até a feira do município. O caminho tem nove quilômetros asfaltados e 15 quilômetros de estrada de chão, que pioram nos tempos da seca e da chuva. “O que eu faria em 15 minutos, demoro meia hora. 

Quando a gente chega atrasado não consegue vender tudo na feira e, às vezes, os produtos estragam. O pessoal só compra de quem chega primeiro”, conta. O agricultor acredita que o cenário irá mudar com as retroescavadeiras. “Quando temos condições, chegamos mais rápido”, acrescenta.

No município de Encanto, a 420 quilômetros da capital potiguar, a máquina doada pelo MDA vai dar infraestrutura à metade da população. “Nosso município é bem dividido, 50% dos habitantes vivem na zona urbana e 50%, na rural. A retroescavadeira vai possibilitar ao agricultor familiar se estruturar para que não sofra tanto na próxima seca”, conta o prefeito de Encanto, Alberone Néri de Oliveira Lima.

Além de melhorar a infraestrutura das estradas, as prefeituras utilizarão os equipamentos para construir barragens e poços. Esses recursos irão captar e armazenar a água das próximas chuvas, que serão usadas pelas famílias rurais quando o período da seca chegar. “O próprio material retirado das estradas vicinais será utilizado na construção das barragens e dos poços amazônicos”, informa Alberone Lima, que seguirá o plano de ação desenvolvido pela prefeitura de Encanto para atender os agricultores.

Antes da entrega das máquinas, a delegacia do MDA, em parceria com a unidade regional da Controladoria-Geral da União do Rio Grande do Norte, promoveu um curso sobre a gestão do uso dos equipamentos e o controle social com os 26 prefeitos das cidades contempladas. Com duração de oito horas, a orientação ocorreu no dia 22 de março. 

Já o treinamento dos 52 técnicos – dois para cada município – que irão operar as máquinas, foi realizado nos dias 11 e 12 de maio, em Natal. Em breve, os operadores participarão de outra capacitação. Dessa vez, o curso terá como foco o uso das máquinas na construção das barragens submersas, que serão usadas para amenizar os efeitos da estiagem no período da seca. A iniciativa foi formalizada com o MDA e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do estado.

Veja a lista dos municípios que receberão as retroescavadeiras:
Apodi
Baraúna
Caiçara do Norte
Coronel João Pessoa
Doutor Severiano
Encanto
Grossos
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Itajá
João Câmara
Jucurutu
Lagoa Nova
Lucrécia
Olho D'água do Borges
Pedra Grande
Pendências
Pureza
Rafael Fernandes
Santana do Matos
São Bento do Norte
São Francisco do Oeste
São Miguel do Gostoso
Serra do Mel
Touros
Upanema
 Com informações Assessoria de Comunicação Social


Seja o primeiro a comentar

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO