redirecionamento

sábado, 2 de junho de 2012

Semana do Meio Ambiente.

Prainha - Rampa das Balsas.


Já estamos vivendo a Semana do Meio Ambiente e na terça-feira (5) foi escolhido como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A pergunta é, será que Grossos se preocupa com o meio ambiente?
Uma das principais florestas do nosso município sofre um grande descaso por parte das autoridades e principalmente, pela negligência da população.

Os órgãos públicos devem ter o cuidado de manter ambientes como esse da imagem limpos, mas convenhamos, nós também contribuímos muito com essa sujeira.

Conversando com alguns balseiros, eles disseram que mesmo com uma lixeira ao lado, muitos jogam as garrafas no mangue, isso sem falar nos lixos (embalagem de biscoitos, picolés e outras sacolas) que muita gente leva ao fazer a travessia Grossos/Areia Branca.


Então está provado, o que falta não é só limpeza, é consciência, é educação.

Sei que posso ser mal interpretado e punido, mas uma coisa precisa ser dita,  Somos muito mal educados.
Ao secar uma simples garrafinha de água mineral, muitas vezes nem olhamos se tem um lugar apropriado para jogar e logo a jogamos no mangue.

Lembre-se, o lixo é seu, foi você que produziu, não passe esse para a natureza, leve-o para casa e dê um destino melhor a ele.

Ah mas fulano não liga! Talvez você diga.
Mas faça assim, faça sua parte, pois tenho certeza que se fizer será menos uma garrafa nos mangues.

Agora, cá pra nós, Aldeci, será que é preciso o prefeito vir aqui para lhe mostrar essa sujeira?
Cara ele já colocou você para isso, por favor. Nã.

13 Comentários:

Prof. Assis Bezerra disse...

Caro Ronaldo,

Na verdade é um problema sério o que vemos ao longo desse bioma.É lamentável não ter ninguém no poder público com essa preocupação.Um dos entraves para o desenvolvimento do turismo em nossa terrinha é esse descaso com o meio ambiente. e o mais instigante é saber que em nosso município tem um curso de pós graduação em meio ambiente. Onde estão os nossos especialistas que não tomam uma providência?

Maria de José disse...

Realmente temos que parabenizar o belissimo trabalho que está sendo desenvolvido pela gerência de meio ambiente de Grossos. Um trabalho tão bonito como este deve ser exaltado e motivo de orgulho para todos os moradores da terrinha.
É lamentável que essas palavras não passem de uma mera Ironia. Pois é, como uma cidade costeira com enorme potêncial turistico deixa sua riqueza ambiental desaparecer por entre os dedos ? Será que essas pessoas tão capacitadas, diga-se de passagem, que estam a frente do município nunca ouviram falar sobre Turismo Ecológico? Será q eles têm a mínima noção do que é o Meio Ambiente, a Importância da sua preservação para o equilíbrio do planeta? Gente certo que todos precisamos ter um emprego para sobreviver, mas também é necessário fazer alguma coisa para justificar o seu salário, caso contrário não precisaríamos de secretarias ja que não há ação mesmo. Outra coisa, onde estam os profissionais formados no curso de pos-graduação da cidade? Pesquisa não é apenas um trabalho que se apresenta em congresso e depois é engavetado não, o sentido da pesquisa é torna-la funcional e melhorar o bem estar da população local, mas temos que admitir que para torna-la util é necessário o apoio público.

Anônimo disse...

Michelle.

Prof. Assis Bezerra e Ronaldo.
Sou estudante da especialização e achei muito oportuno o questionamento do professor e a matéria, estou elaborado exatamente, uma ação com à Gerencia de Gestão Ambiental de Areia Branca, com o titulo conhecer para cuidar. Para posteriormente da inicio ao meu artigo de conclusão do curso. A ação que visa sensibilizar tripulante e proprietários das balsas sobre os problemas ambientais que são agravados durante o percurso Areia Branca-Grossos/RN, a ação ocorrerá quarta-feira dia 06/05/2012, a partir das 7:30hs da manha, estaremos mostrando algumas imagens e solicitados ao público que reavaliem suas atitudes com relação ao meio ambiente. Tendo em vista que é dever de todos cuidar do meio ambiente.

Prof. Assis disse...

Olá Michelle

Parabéns pela inicitiva e o que depender de nós,estmaos a disposição.

Anônimo disse...

Acredito que seria de suma importancia se o poder executivo com a sua equipe ambiental, contrasse pessoas para que pelo menos 03(três)por semana fazer uma limpeza no nosso manguezal de grossos até a comunidade da barra, com certeza a população vendo essa iniciativa começaram a ter respeito pelo meio ambiente, espero que a Michele não fique chateada pela ideia. Neila

Anônimo disse...

Gente algumas vezes eu vi durante a travessia de grossos/areia branca, eu avistei alguns gaorotos fardados fazendo essa coleta e achei lindo, moro no ceará e lá eu contei do que vi e achei muito interessante, eu tirei algumas fotos dotrabalho deles e perguntei se eram de alguma ong ou escouterios, mais eles me informarm que eram um club de alguma igreja evangéliva que no momento não lembro do nome que eles me disseram, más essa igreja está de parabéns, espero que o prefeito da cidade, reconheça o trabalho desses meninos. Witon juniior.

Professor Stefenson disse...

Há dois anos fizemos um mutirão de limpeza de nossos manguezais, partindo de Porto Franco até o limite da Salina Marisco. Esse trabalho consistiu da coleta de materiais plásticos e garrafas de qualquer espécie. Com esse levantamento, foram mais de 6000 (seis mil) depósitos plásticos que deixaram de poluir a nossa natureza tão maculada pela mão do homem. Um caminhão foi necessário na coleta, tudo isso com um trabalho que foi e é desenvolvido diariamente com a nossa clientela escolar. No entanto, a conduta e a percepção de como os jovens e população encaram o termo "poluição", ainda estão em fase de embrião, se é assim que podemos chamar. Se houvesse uma punição para aquele que agride nossa irmã natureza, talvez, quem sabe, nossas espécies de peixes e crustáceos dariam mais um bom sabor em nossos pratos culinários. Fica a ideia.

Anônimo disse...

grossos-rn E uma das cidades que menos se importa com o meio ambiente
E vergonhoso dizer que em pleno seculo 21 ainda nao tem saneamento,
ainda se usa aqui fosa negra no quintal por falta de vergonha politica.

Anônimo disse...

As iniciativas com relação ao cuidar do meio ambiente Neila é sempre muito boa, só que não adianta apenas o poder público atuar na limpeza dos lugares que apresentam problemas ambientais, temos que sensibilizar as pessoas, pois senão for assim, as pessoas continuaram sujando. E a idéia da Educação Ambiental, parte do principio, que é construir uma sociedade mais sustentável com pessoa atuante e feliz, o que não tira a responsabilidade dos gestores, que também devem ser atuantes, participativos nas ações que visam preservar o meio ambiente, zelando sempre por manter os lugares limpos promovendo mais qualidade de vida a toda população. Se cada um fizer a sua parte, todos estarão contribuindo para um mundo melhor. Michelle.

Wiliany e ex alunos disse...

A única vez que vimos algo em defesa do Meio Ambiente, foi quando o Professor Erialdo foi Secretário de Meio Ambiente de nossa Terrinha, mas este, infelizmente não trabalha mais aqui e está fazendo um belíssimo trabalho em Mossoró eu tenho ouvido falar do grande trabalho que ele está realizando em Mossoró. Lembro-me que ele criou o conselho de meio ambiente de Grossos, realizou conferências municipais, vivia firmando parcerias com as escolas para realização de educação ambiental, trouxe a caravana ecológica do IDEMA que fez um grande trabalho de educação ambiental, firmou parcerias com governo do estado, caminhadas ecológicas envolvendo alunos e professores nas ruas que a gente via, comemoração todos anos da semana de meio ambiente do e outras tantas ações que ele fez, mas infelizmente foi exonerado e teve que ir morar fora e fazem em outra cidade o que poderia fazer por Grossos, hoje ele É diretor de Educação Ambiental de Mossoró parabéns Professor eu sempre acreditei em você desde que foi meu professor.

Prof.Francisco Leal disse...

O planeta Terra é a nossa casa. Se está limpa, nossa saúde está garantida, se não, corremos risco de contrair doênças. A cidade de Grossos, já presenciou várias ações de conscientização ambiental. Estas, tem sido realizadas não é de hoje. Esperamos por parte da população local,atitude racional.Somos conscientes, que globalmente colaboramos muito pouco para o aquecimento global. Nascemos em uma região pobre, sem condições de consumo como outras do país, no entanto, temos o dever de agir como beija-flor, para apagar esse grande incêndio!

Anônimo disse...

Interessante Michele que vc parece estar preocupad somente em defender o executivo, más em momento algum vc nos acalma dizendo que ele fará alguma coisa, e bem que como já esta no fim do mandato difilmente ele lembre do assunto em palta, até por que ele não mora em nossa cidade, ele é um privolegiado por residir em comunidade que até alguns anos atrás era conhecida como a localodade que tinha o segundo maior cajueiro do mundo e hoje depois que ele mandou cortar caímos para o terceiro, e k prá nós se durasse mais um ano onde iriamos parar?neila.

Anônimo disse...

Eu participei de um evento em uma certa empresa salineira de nossa região, onde o tema era o meio ambinte, e foi sortedo entre os funionários brindes para quem fizesse uma frase mais bonita voltada para o meio ambiente, e lembro que a frase que ganhou foi a seguinte: "O meio ambiente é como os nossos filhos, o seu futuro depende de nós". Roberto

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO