Aula de campo, conhecimento e lazer.
Professores e alunos participaram de mais uma aula de campo, sendo
que desta vez a visita foi ao bioma caatinga.
Na oportunidade os temas como
biodiversidade, ecossistema caatinga, atividades econômicas degradantes,
espécies endêmicas, significado da palavra caatinga e desertificação foram estudados.
Os alunos puderam aprender que a caatinga é um ecossistema genuinamente
brasileiro; que o mesmo sofre constantes agressões e que correm o risco de
serem completamente destruídos; que a fauna do bioma na sua maioria tem hábitos
noturno o que justifica a ausência deles no momento da visita; que faltam
legislação e fiscalização suficiente para conter as agressões ao meio ambiente;
que a caatinga apesar de parecer morta possui uma riqueza incalculável de vida;
que em Grossos há poucos locais onde a caatinga ainda está intacta e que a não conservação
poderá levar a sua total destruição; a necessidade urgente de se implantar um
projeto de desenvolvimento sustentável no município a fim de preservar o que
ainda resta dos biomas caatinga e mangue e garantir a qualidade de vida da população.
Os alunos puderam também observar o avançado estado de degradação
do bioma caatinga conseqüência de atividades econômicas degradantes e de ações
antrópicas como o desmatamento indiscriminado sem motivo aparente.
Ainda na oportunidade, os alunos exploraram o ambiente,
pesquisaram as espécies de árvores, arbustos, cactos, aves e insetos como os
enormes cupins que lhe chamaram a atenção.
Além disso, foi um momento de descontração onde registraram
cada momento e cada escorregão de seus colegas. Os facebook com certeza estarão
cheios de fotos desse momento de aprendizado e alegria dos alunos que fazem a
Escola São José.
Os professores Paulo Reginaldo, Ana Mara, Dione Célida,
Cecilia e Marquilene estiveram com seus alunos, participando de mais um projeto
extraclasse, com o objetivo de melhorar o aprendizado dos alunos e oferecer a
eles uma aula diferente onde a prática os leva a uma melhor interação e participação
na construção do conhecimento.
Queremos também registrar a idéia da aluna Sayona do nono ano
em se criar um projeto para conservação e reflorestamento do bioma caatinga. Os
professores irão estudar como o fazer e implantá-lo o mais rápido possível.
Com informações: Professor Paulo Reginaldo.
Postar um comentário