redirecionamento

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Aula de campo, conhecimento e lazer.


Professores e alunos participaram de mais uma aula de campo, sendo que desta vez a visita foi ao bioma caatinga.

 Na oportunidade os temas como biodiversidade, ecossistema caatinga, atividades econômicas degradantes, espécies endêmicas, significado da palavra caatinga e desertificação foram estudados. 

Os alunos puderam aprender que a caatinga é um ecossistema genuinamente brasileiro; que o mesmo sofre constantes agressões e que correm o risco de serem completamente destruídos; que a fauna do bioma na sua maioria tem hábitos noturno o que justifica a ausência deles no momento da visita; que faltam legislação e fiscalização suficiente para conter as agressões ao meio ambiente; que a caatinga apesar de parecer morta possui uma riqueza incalculável de vida; que em Grossos há poucos locais onde a caatinga ainda está intacta e que a não conservação poderá levar a sua total destruição; a necessidade urgente de se implantar um projeto de desenvolvimento sustentável no município a fim de preservar o que ainda resta dos biomas caatinga e mangue e garantir a qualidade de vida da população.


Os alunos puderam também observar o avançado estado de degradação do bioma caatinga conseqüência de atividades econômicas degradantes e de ações antrópicas como o desmatamento indiscriminado sem motivo aparente.
Ainda na oportunidade, os alunos exploraram o ambiente, pesquisaram as espécies de árvores, arbustos, cactos, aves e insetos como os enormes cupins que lhe chamaram a atenção.

Além disso, foi um momento de descontração onde registraram cada momento e cada escorregão de seus colegas. Os facebook com certeza estarão cheios de fotos desse momento de aprendizado e alegria dos alunos que fazem a Escola São José.
Os professores Paulo Reginaldo, Ana Mara, Dione Célida, Cecilia e Marquilene estiveram com seus alunos, participando de mais um projeto extraclasse, com o objetivo de melhorar o aprendizado dos alunos e oferecer a eles uma aula diferente onde a prática os leva a uma melhor interação e participação na construção do conhecimento.

Queremos também registrar a idéia da aluna Sayona do nono ano em se criar um projeto para conservação e reflorestamento do bioma caatinga. Os professores irão estudar como o fazer e implantá-lo o mais rápido possível. 

Com informações: Professor Paulo Reginaldo.








Seja o primeiro a comentar

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO