redirecionamento

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Reciclagem, uma prática antiga.



Nos dias atuais o que mais se fala é de aproveitamento ou reaproveitamento, a famosa reciclagem.

No meu tempo de jovem conheci um cara que já realizava essa prática com bastante eficiência, eficiência até de mais da conta.

Um exemplo de pura reciclagem desse cara foi no uso de sua rede. Nos tempos de Grêmio Estudantil, esse cara levava essa rede para todos os encontros. O tempo passava e depois de muitas idas e vindas, já por volta de 5 anos de uso, com o pano bastante gasto a rede rascava, não era problema, uma costura ali, outra aqui e com um ou outro remendo, a rede ainda aguentava mais um ano.

Depois da troca de punhos (cordão) a rede chegava ao fim. Aí começava a reciclagem. Primeiro a rede se transformava em lençol, com o uso de mais um ano e muitos rasgões ele se transformava em toalha, mais um ano e já sem cor, se transformava em pano de chão. Com o tempo de vida contado, o pano de chão que mais sujava do que limpava, virava bucha para queimar e fazer fumaça para espantar muriçoca.


De uma rede a bucha de fumaça, um caminho cheio de história e reciclagem. Assim foi a vida de uma das redes de um integrante do Grêmio Estudantil dos anos 80.

Talvez alguém que não viveu esse tempo ache que é exagero, mas não é não. Esse tempo foi o tempo em que toalha só havia uma em uma casa (hoje cada membro de uma família tem a sua), tempo de sair pra atirar em passarinho de baladeira, passar o dia e chegar a casa com a barriga cheia de canapum, melão caetano, fruta de xiquexique e coração de beija flor. Correr de pé no chão com as chinelas “enfiadas” nos braços, brincar de roladeira,  transformar uma lata de sardinha em um carrinho de carregar areia, brincar de pião, fura chão, batelão e a noite de cai no poço e passe o anel.

Tempo de inocência, tempo de colocar borra de café em corte de vidro, tomar mastruz com leite para curar gripe, comer coco com rapadura para saciar a fome, ir à praia a pé, atravessar o rio e andar de bananeira para fazer o gela. Tempo de sonhar em possuir uma bicicleta, assistir o “homem biônico”, “As Panteras”, “Os Gatões”, “rin-tim-tim” e outras séries e isso quando encontrava uma casa aberta com televisão e que a posição da antena estivesse apontada para o lugar certo.

Seja o primeiro a comentar

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO