redirecionamento

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Lendas de Matematicos



A coroa de Hierao.


Hierão, rei de Siracusa, mandou ao seu ourives 10 libras de ouro para a confecção de uma coroa que ele desejava oferecer a ao deus Júpiter. Isso aconteceu no ano de 217 a. C., passados alguns dias o ourives trouxe a magnífica coroa, já em sues aposentos e só, ele percebeu que a coroa tinha as 10 libras de peso, mas a cor do ouro inspirou-lhe a desconfiança de que o ourives tivesse ligado prata ao ouro, ficando com uma parte do ouro. Hierão então começou a pensar em como descobrir se a coroa era somente feita de ouro ou se o ouro era misturado com prata.
Não encontrando solução e para por limpo a dúvida, Hierão procurou o maior matemático de época, Arquimedes, famosíssimo pelas suas criações de armas.
Arquimedes então se pos a pensar em como descobrir se a coroa era somente de ouro ou se misturado a prata. Depois de muito refletir no assunto, Arquimedes resolveu caminhar um pouco e acabou indo a uma casa de banho, lugar onde os homens tomavam banho em enormes tanques, ficavam sentados nas tinas a conversar. Ao entrar, Arquimedes seguiu para uma tina que não estava sendo usada por ninguém, cheia até a borda de água, tirou a roupa e entrou.
Ao entrar na enorme tina, a água transbordou e imediatamente Arquimedes saiu correndo pelas estreitas ruas de Siracusa em direção ao palácio gritando Eureca! Eureca! – o que ele queria dizer – achei! Achei!. O fato curioso nisso tudo que ele saiu tão entusiasmado gritando da casa de banho, que esqueceu de se vestir e correu nu pelas ruas até o palácio, que ficava dali a algumas quadras.
Após ter se explicado do acontecido, Arquimedes estudou as propriedades do ouro e da prata em relação a água e concluiu que o ouro perdia na água 52 milésimos do seu peso, e a prata, 99 milésimos, procurou saber o peso da coroa mergulhada na água e achou que era de 9 libras e 6 onças; com estes três dados, descobriu duas coisas, 1ª, que a coroa não era só de ouro, e 2ª a quantidade de prata existente na coroa. Hierão não teve mais duvidas, e o pobre ourives depois de devolver o ouro roubado, acabou na guilhotina.

15 Comentários:

Unknown disse...

rapaz essa historia foi legal, quando fizer outra postagem de outra historia, me aviza, valeu.

parabens pelo blog.

Prof.Ronaldo Josino disse...

deixa comigo filhão.

Alex disse...

valeu cara, gostei da história de Hierão.

Adriano Souza disse...

Ei cara, publique mais lendas, essas aí ja li todas, que por sinal são muito boas. valeu!

Pedro Augusto disse...

Valeu cara! A homenagen que vc fêz para TIA TOINHA Realmente ela foi o maior ÍCONE da educação com amor e responsabilidade em GROSSOS. Pedro Augusto

Unknown disse...

Oi meu amor, vc sempre arrazando com suas histórias. Parabéns.

Unknown disse...

Ta massa seu blog' virou estrela hein meu fiie'

Anônimo disse...

Amigo Ronaldo tem uma matéria nesse site de uma lida e publique no seu blogger, gosto de voce porque vc não omiço e nem conivente, é muito importante

www.evanioaraujo.zip.net
_________________________

Prof. Ronaldo disse...

Responderei a qualquer pergunta ou comentario, porem preciso saber com quem estou falando ok?

Pedro de Tia Nira disse...

Amigo Ronaldo pesso por gentileza se for possível que vc divulgue o nosso primeiro Retiro de Carnaval com o tema: VENCENDO AS TENTAÇÕES, " COM JESUS "que a nossa paróquia vai realizar em nossa cidade de Grossos,nos dias 14,15,16 de fevereiro no horário de 07 da manhã as 17 da tarde,eu confio muito em DEUS sei que ele vai nos ajudar e conduzir esse retiro em nome de JESUS, temos muitas dificuldade em divulgação,como está escrito na palavra que todo trabalho pra Jesus existe muitas dificuldades, mais graças a Deus ainda tenho amigos como vc que gosta e tem intesse que as coisa boas aconteçam em nossa cidade, Jesus agradesse pela sua enorme participação no tocante a divulgação, Deus lhe abençoe. do seu amigo PEDRO de Tia NIRA. Contamos com a sua valorosa presença para passarmos um carnaval com CRISTO.

Pedro/Nira Colégio "Piloto ao Pé da Letra " disse...

Deixe Deus habitar dentro de você!
E sua vida se transformará, deixando então que sua bondade se manifeste através de seus olhos, tornando-os brandos de compreensão, quentes de compaixão, ternos pelo perdão constantes a todos.
Que nenhum olhar de impaciência ou condenação esconda a beleza de sua vida...
Que sua fisionomia irradie ondas de felicidades de tal forma que os que se aproximem de você, sejam contaminados por seu otimismo... ai sim você passa ser uma nova criatura e verdadeiramente feliz.


Se quiseres ele pode te ,transformar e te fazer renascer, ele é único, ele tudo pode e tudo ver. “ JESUS. ”

Do seu amigo e irmão em CRISTO
Pedro Augusto e Tia Nira.

Anônimo disse...

Valeu ronaldao,tõ d olho no seu blog.

Anônimo disse...

iNTELIGENTEM HEM!

Anônimo disse...

Ronaldo esta voltando a ser parcial novamente vc só publca quem vc quer, por ja envie umas verdades e vc não publicou qual é o problema>

Anônimo disse...

muito loco numa escala de 0 a 10 eu dou 4 bilões e 1

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO