redirecionamento

sábado, 20 de fevereiro de 2010

O casamento da filha do rei.



Um rei tinha que decidir, entre os muitos pretendentes a casar com sua filha, qual receberia sua aprovação. Desconfiado que os pretendentes estivessem interessados apenas no dote ( tesouro) da princesa, decidiu que sua filha se casaria com aquele que mostrasse além de interesse também inteligência. Pegou três cofres e colocou o dote de sua filha em um dos três e em cada um fez uma inscrição e avisou que apenas um dos rótulos dizia a verdade, os outros eram falsos. Os rótulos que o rei fez, foram os seguintes:
No 1º cofre: O tesouro esta neste cofre;
No 2º cofre: O tesouro não esta neste cofre;
No 3º cofre: O tesouro não está no 1º cofre.
Quer casar com a princesa? Descubra onde está o tesouro.

7 Comentários:

Anônimo disse...

O tesouro tá no 2º cofre... agora é só pegar o dote! hehehehe

Professor Ronaldo Josino disse...

Se você se identificar, certamente pegará o dote, porém como o rei não te conhece, não pegarás o dote. hehehehe!

PROINFO GROSSOS/RN disse...

Na minha opinião o tesouro está no 3º cofre. Falow. Ulisses Melo

Professor Ronaldo Josino disse...

Ulisses, dê uma outra olhada mais com carinho, afinal o que esta em jogo aí, é o dote dela, você não vai querer perde este, né?

Prof. Patrício disse...

Olha Ronaldo, o "Anônimo" de cima sou eu, foi porque não tava afim de entrar com a conta google por isso fiquei como anônimo, rsrsrsrs. Bem, vou mostrar como descobrir qual o cofre que possui o dote, basta usar uma regra simples de lógica booleana, bem elementar. Como temos 3 cofres e somente um diz uma proposição verdadeira, podemos fazer uma combinação 3 tomado 1, que é igual a 3, pois a ordem não influe no resultado. Admitamos que o cofre 1 tenha a proposição verdadeira: P1:"O tesouro está neste cofre", sendo assim as outra duas são falsas, ou seja, P2:"O tesouro não está neste cofre", P2 (FALSA) logo ~P2 é: ~P2:"O tesouro está neste cofre"(VERDADE) e P3:"O tesouro não está no 1º cofre",(FALSA), note que se P3 for falsa então ~P3:"O tesouro está no 1º cofre", mas assim o tesouro estaria em dois cofres ao mesmo tempo, absurdo! Por outro lado, se P2:"O tesouro não está neste cofre" é verdadeira, temos que O Tesouro estará ou em P1 ou em P3. Note que P1:"O tesouro esta neste cofre"(FALSA) então não estará no primeiro cofre; P3:"O tesouro não está no 1º cofre"(FALSA) então ~P3 é verdadeira, o que é absurdo também. Por último, se P3 for verdade, concluo que o dote não se encontra no 1º cofre, agora analisando P1 que é falsa, também concluo que o dote não está no primeiro cofre; se P2 é falsa então a negação é verdadeira, portanto o dote está no 2º cofre.

Professor Ronaldo Josino disse...

Agora sim Patrício, pode pegar o dote, porém só lhe faço uma ressalva,procure esse dote lá pras "bandas" de Mossoró, não venha procurar aqui na vargem não. hehehehe!

Prof. Patrício disse...

kkkkkkkkkkkk

pode deixar Ronaldo!

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO