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quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vivendo Tales.


O Teorema de Tale é simples, um feixe de retas paralelas determina sobre duas transversais segmentos proporcionais.
 Mas como ele chegou a tal conclusão?
A história já contamos aqui nesse mesmo canal, a história onde Tales teve que medir a altura da pirâmide de Quéops, na época, século V a.C., usando apenas os raios do sol.
Ontem a turma do 9° ano A conheceu na prática essa revolução do pensamento criado por Tales. Com base na história de Tales, os alunos usaram apenas a sombra e suas alturas para medirem as alturas de: postes, arvores, torres de telefonias e, claro, nosso Moinho Holandês.
Não vou dizer que as alturas encontradas por nossos alunos foram exatas, seria muita prepotência de minha parte, pois para isto acontecer, há necessidade de outros fatores, como condição ideal do tempo, mês, hora, entre outros ítens indicados na história, mas pode ter certeza, que chegamos para mais ou para menos, próximo do ideal. Aqui o que fica não é o erro de precisão, mas sim o conhecimento na prática de como surgiu a idéia.
H = S.h /s
S – Sombra da torre, Moinho, árvore, poste.
H – Altura da torre, Moinho, árvore, poste.
s – sombra do aluno (a).
h – Altura do aluno (a).

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