redirecionamento

sábado, 29 de outubro de 2011

Primeira visita da Governadora Rosalba a nossa “Terrinha”.



Antes de tudo, desculpem-me pelo atraso, estava fora do “ar”. Portanto vamos direto ao que nos interessa.

O que era para ser apenas festa de inauguração do escritório da Emater, passou a ser mais um jogo de soluções de problemas e acreditem, na sua maioria a Emater pouco teve haver com essas soluções, aliás, que soluções? Bom, mas vamos à crônica dos acontecimentos.

Pulando o discurso do diretor da Emater, o senhor Abraão Queiroga, não que não seja importante para Grossos, foi sim, e muito, mas para o momento político passou despercebido devido à tensão entre os vários políticos de diferentes filosofias partidárias que se encontravam no momento. 

Nessa ótica vamos então ao discurso do senhor Veronilde Caetano.

Saltando as apresentações e as boas vindas, vamos direto ao que o leitor quer saber, os temas abordados aqui foram: Água (principal), Estrada, Ônibus Escolar e Segurança.
O prefeito.

Água:
Veronilde iniciou falando do problema da água, segundo o prefeito existia uma parceria entre Estado e Município em que um cedia à água e o outro arcava com o caminhão (além do combustível e motorista) para abastecer os assentamentos e as comunidades de Pernambuquinho e Alagamar. Em março deste ano a Caern colocou um registro gerando uma tarifa significativa para o município. “procurei a Caern para resolver o problema, mas nada foi resolvido, a taxa que está sendo cobrada é em torno de R$ 20 mil, então a solicitação que faço é; liberar essa água para que possamos abastecer todas essas comunidades”.

Segurança:
Segundo o prefeito esta está com 68 presos, e na sua maioria de “fora”, inviabilizando os trabalhos dos policiais, pois são apenas dois e não tem agentes penitenciários; “Nossa reivindicação é que os presos de Areia Branca fiquem em Areia Branca, os de Tibau em Tibau e os de Grossos em Grossos, aja vista que Juiz, promotor e Delegado dão expedientes e ou moram em Areia Branca, ou seja, cada preso fique na sua cidade de origem”.

Saúde:
“Reivindicamos a vinda do Samú para Grossos e em contra partida oferecemos toda estrutura do Hospital Flavia Jacinta.

Estrada:
Aqui o prefeito aproveitou a deixa do governo em relação à construção da duplicação da estrada Mossoró/Tibau para solicitar uma melhoria para a estrada Gangorra/Grossos.

“Sabemos que a senhora vai fazer a duplicação da estrada Mossoró/Tibau, solicitamos que esse trabalho se estenda para Grossos também e se não for possível duplicar, pelos menos fazer todo recapeamento, pois há anos que nossa estrada vem sendo apenas tapada os buracos e ficando com ondulações, causando transtornos aos motoristas da nossa cidade.”

Na sequência também falou da curva Barra/Pernambuquinho. “Também solicitamos que o acesso Pernambuquinho/Barra está começando a ser engolido pela maré e se for possível, o governo construir um muro de proteção para toda a Costa Branca, pois toda a estrada como também algumas casas estão seriamente ameaçadas pelo avanço constante do mar”.

Ainda nessa área, o prefeito lembrou uma solicitação do presidente da Câmara – Laíre.
“Quero também fazer uma solicitação, que inclusive é uma solicitação do presidente da câmara municipal, o senhor Laíre sobre a “estrada do Sal”. Todos os anos, no período de inverno, essa estrada fica inviabilizado o escoamento do sal devido os muitos buracos causados pelas chuvas, causando grandes transtornos aos salineiros das comunidades que precisam dessa estrada, principalmente a comunidade do córrego. Nossa solicitação é que se faça uma estrada asfaltada passando por estas comunidades até a Costa Branca”. 

Transporte Escolar:
“Grossos não recebeu nem um centavo para transportar os estudantes da zona rural – Escolas Estaduais – os motoristas já estão falando até em parar, assim solicitamos da senhora governadora, um pouco mais de atenção a este problema, a prefeitura está bancando tanto o transporte escolar das escolas municipais como das estaduais”

Com isso o prefeito agradeceu, lembrou do aniversário da governadora, da copa do mundo e entregou as solicitações por escrito a governadora.

A governadora:
A governadora saudou a todos, aos funcionários públicos, falou um pouco da sua vida pública, da necessidade de união, em seguida começou a falar das solicitações;

Água:
“O prefeito aqui apresentou um mundo de solicitações, mas se esquece que faz oito anos que é prefeito, e nesses oito anos, o senhor não resolveu com o governo passado, o senhor disse aqui que comunicou ao gabinete, mas eu mudei o secretário, não me chegou essa informação, soube agora quando cheguei a cidade”.

Em seguida a governadora perguntou sobre o dinheiro federal – R$ 610 mil – para essa obra.
O prefeito explicou – sem microfone – que o problema está sendo julgado devido à empresa ganhadora da licitação não ter feito a obra. (nesse momento pensei que o “bicho” ia pegar). Mas a governadora mesmo colocando alguns exemplos recuou. Teve o bom senso, pois de outra forma ela ficaria entre a “Cruz e Espada”. Pois teria ela mais uma solicitação – resolver esse problema com a justiça.

Continuou: “Quanto à água essa não era para ter sido cortada sem antes me comunicar, é por isso que mudei o secretário, pois eu jamais iria autorizar tal medida, estou aqui para a gente encaminhar essa situação. (Enilson continua colocando água).

Transporte Escolar:
Quanto ao transporte escolar, já está em processo de licitação, 100 ônibus e mais 50 Vans para o transporte de estudantes, vamos entregar as prefeituras para essas administrarem.
Saúde:
O governo do Estado é responsável apenas por aqueles casos mais complexo, o governo federal manda dinheiro para as prefeituras, nós só entramos com uma contrapartida mínima. Estou pagando várias dívidas, 2007, 2008, 2009, todo dia chega uma conta e por fim, estou trabalhando com o orçamento de 2010.

Segurança:
“Peguei a Alcaçuz sem luz e sem água, fiz toda reforma e já está em funcionamento. Breve vamos resolver esses outros problemas”.

A governadora concluiu falando da Emater, sua importância, seu objetivo e sua função no município de Grossos nas áreas de agricultura, pesca e marisco.

Aos leitores, farei outra postagem com alguns comentários, meu e de outras pessoas, aqui será preciso.

Outra postagem será feita com os bastidores, o que me falta é tempo.

Ah, obrigado pelas várias ligações perguntando sobre a postagem, não sei como conseguiu meu número, mas recebir uma ligação do Rio de Janeiro perguntando sobre a visita da governadora a Grossos. Isso só nos deixa ciente que as pessoas que moram “fora” de Grossos estão antenadas com a “Terrinha”.

7 Comentários:

Francisca Neta disse...

OS DETALHES QUE INFLUENCIAM NA POLÍTICA DE GROSSOS NÃO FORAM NEM CITADOS. COMO POR EXEMPLO: ENILSON FOI ESCANTEADO, E NEM CITADO FOI PELA GOVERNADORA! DESMASCAROU ELE COMPLETAMENTE... OUTRO DETALHE FOI QUE VERONILDO QUANTO MAIS A GOVERNADORA APERTAVA, ELE SE ENROLOU MAIS DO QUE PAPEL HINGIÊNICO! KKKK VEJAM DE OUTRO ÂNGULO:

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deu um “puxão de orelha” no prefeito de Grossos, Veronilde Caetano (PSB), que reivindicou água para a zona rural grossense. A governadora disse que o prefeito Veronilde Caetano, que já está em seu segundo mandato, com quase oito anos atuando na prefeitura da cidade, ainda não conseguiu sanar velhos problemas, como no caso da água.

A governadora perguntou ao prefeito Veronilde Caetano o que foi feito com os mais de 600.00.00 mil reias repassado a prefeitura de Grosssos desde 2007 para sanar o problema da água, ele respondeu que a empresa que ganhou a licitação quebrou e por isso nada foi feito.

Diante da resposta, Rosalba como também já foi prefeita, á exemplo de João Dehon e Antônio Railton que foram citados por ela, disse a veronilde que quando a empresa vencedora por algum motivo deixa de honrar com seus compromissos, é só chamar a segunda colocada ou fazer outra licitação e continuar a obra.

Como nada disso foi feito pela prefeitura municipal de Grossos, a Governadora Rosalba Ciarlini questione novamente o prefeito no sentido de querer saber o que foi feito com os mais de 600.00,00 mil reais, neste momento, Veronilde sem saber o que responder, grita de forma efervescente por um de seus advogados.

Sem sucesso, pois não apareceu nenhum advogado para defender o prefeito ou pelo menos tentar explicar o paradeiro do dinheiro. Segundo relatos de populares que estiveram presente a solenidade de entrega do escritório da Emater na cidade de Grossos, a carreira do advogado do prefeito foi tão grande que ele perdeu até a chinela.

Rosalba concluiu dizendo que é governadora do Rio Grande do Norte e todos os prefeitos que apresentarem seus pleitos terão caminhos para a resolução de seus problemas, e em Grossos não será diferente. A governadoria tem as portas abertas para ajudar, pois meu partido é o RN”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.

Kallyanderson e Glenda Santos disse...

Ronaldo, infelizmente estava em Mossoró no período em que este evento aconteceu e não pude acompanhar de perto, mas imaginei que servidores públicos - professores, auxiliares e técnicos, deveriam ter comparecido para cobrar da governadora que cumpra seu trato com o funcionalismo público, tivemos uma ótima chance para protestar mas desperdiçamos.

Gonzaga disse...

Eram pra voces protestarem na época da campanha,quando vilma esteve em Grossos,porque não o fizeram? Foram oito anos de Vilma e dez meses da Rosa.qual a diferença?Esse foi um momento solene e não politico,se liga.

Ana disse...

Interessante, determinados comentários, muitos estão igual a justiça, com uma venda nos olhos e não estão querendo ver que durante o período em que Wilma esteve no Governo, as coisas eram bem mais fáceis para Grossos, inclusive o abastecimento da água da Zona Rural, que o caminhão quando enchia no poço para transportar a água não pagava nada, era franca, e somente depois do Governo da ROSA que Grossos elegeu (não o Prefeito, mas, a POPULAÇÃO contribuiu para a vitória da mesma) cortou esse abastecimento, assim como também privilegiou Tibau com a unidade da SAMU que viria para nossa cidade.
Então, são picuinhas de pessoas cegas, obcecadas, movidas pela paixão, por brigas por candidato A ou B) que não estão interessadas no bem estar da população e sim, de si próprio ou de familiares.

Gonzaga disse...

Aninha voce é muito mau informada minha querida,que pena, é triste.voce devia nem abrir a boca pra dizer asneiras.

maria disse...

Bem todos sabemos que os prefeito veronildo sempre esteve ao lado da ex governadora wilma e vcs acham que ela não ia ajuda-lo?a politica tem dessas coisas,msm que A ou B digam que trabalha pelo povo do RN mais sempre vão puxar p o lado que lhe apoiou,ignorante pensar q ela iria ajudar adversario,msm sabendo q caxixa vive a dizer na padarias de Grossos q a ROSA vai apoia quem ele quiser pois ele é amigo de carlos augusto,ele deveria pedir melhorias p Grossos assim tem a ganhar mais como o egoísmo consome esse povo pobre de espirito temos que pedir misericordia.

se ronaldo postar

ilde disse...

Presidência da Republica - Controladoria Geral da União
Portal da Transparência do Governo Federal
Acesso rápido
OK

Fale conosco |
Glossário |
Perguntas Freqüentes |
Links |
Manual de Navegação

Convênios por Estado/Município
imprimir imprimir
UF: RN
Município: GROSSOS
Detalhes do Convênio
Número do Convênio SIAFI: 633735 Saiba como obter informações adicionais, denunciar irregularidades ou comunicar inconsistência de dados
Situação: Adimplente
Nº Original: TC/PAC 0475/07
Objeto do Convênio: SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA ATENDER O MUNICÍPIO DE GROSSOS/RN, NO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO - PAC/2007.
Orgão Superior: MINISTERIO DA SAUDE
Concedente: FUNDACAO NACIONAL DE SAUDE - DF
Convenente: GROSSOS PREFEITURA
Valor Convênio: 600.000,00
Valor Liberado: 600.000,00
Publicação: 17/01/2008
Início da Vigência: 31/12/2007
Fim da Vigência: 04/11/2011
Valor Contrapartida: 19.150,00
Data Última Liberação: 06/06/2011
Valor Última Liberação: 180.000,00

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO