redirecionamento

domingo, 15 de novembro de 2009

Entrevista a Maria Oliveira




No dia 16 de junho de 2009, os alunos da escola municipal Sagrado Coração de Jesus, em apoio a um projeto feito pela disciplina de Matemática, “Minha Terra, Minha História”, entrevistou a cidadã Maria Oliveira, mais conhecida como Maria de Néo. A entrevista teve como objetivo resgatar a história política de Grossos, bem como algumas músicas das campanhas eleitorais passadas.


Minha Terra, Minha Historia: Seu nome completo?
Maria: Maria Oliveira dos Santos
Minha Terra, Minha Historia: Sua idade, se não quiser não precisa responder?
Maria: Minha idade? E eu não diria por quê? Eu não tenho vergonha meu filho, eu tenho orgulho de já ter vivido tanto, eu tenho 66 aninhos
Minha Terra, Minha Historia: De quantas campanhas a senhora já participou efetivamente?
Maria: Um número exato não sei não, só sei que já foram muitas campanhas, já vi muita gente chorar e muita gente sorrir.
Minha Terra, Minha Historia: Quantas campanhas a senhora ganhou como eleitora?
Maria: Bem, como vocês já perceberam, não sou boa em números não, mais eu sei que ganhei mais que perdi.
Minha Terra, Minha Historia: A senhora lembra-se de alguns apelidos que se davam as campanhas políticas de antigamente?
Maria: Sim, como não, se participei de quase todas, lembro da 1ª campanha de Raimundo Pereira contra Jose Marcelino, onde Raimundo ficou conhecido como o “carcará “ e Jose Marcelino era a “avoeta”. Lembro de outras, mas uma que marcou bastante foi a campanha do “Gato e o Rato”, onde Raimundo era o gato e o rato era representado por Caxica. E aí lembro de outros apelidos como: O pão e o remédio, O galeguinho dos olhos azuis, O pinto e o galo, a rosa vermelha, o gordo, em fim, foram muitos apelidos.
Minha Terra, Minha Historia: De todos esses prefeitos que a senhora já acompanhou, qual o prefeito que a senhora mais gostou?
Maria: Quanto a isso não tenho a menor dúvida, o melhor prefeito na minha opinião, foi Raimundo Pereira. Na época não tinha esse monte de verbas que vem para as prefeituras e mesmo assim, ele fez muita coisa por Grossos.
Minha Terra, Minha Historia: A senhora já se candidatou a algum cargo político?
Maria: Não, nunca me candidatei a cargo nenhum, já fui convidada, mas nunca quis.
Minha Terra, Minha Historia: A senhora lembra-se de alguma musica das antigas eleições?
Maria: Claro, pois era o que eu gostava mais de fazer. Lembro de um trecho da primeira campanha de Raimundo:
- A quatro de outubro vamos todos votar,
- Com Raimundo Pereira e João Amâncio para a eleição ganhar,
- adeus avoeta chegou a vez do carcará...
Lembro também de um trecho da música da campanha de Solon e José Mauricio, essa campanha ficou conhecida como o forasteiro e o filho da terra. Um trecho da musica era assim:
“Solon, Solon me diga como é que é, Zé Mauricio é da terra pra prefeito é que o povo quer
Solon, Solon entrou na cidade errada e por isso que já perdeu é Zé Mauricio que o povo escolheu
Minha Terra, Minha Historia:Trabalhava a onde?
Maria: Trabalhei no Colégio Prof. Manoel João, trabalhei como ASG, eu fazia a merenda dos alunos.
Minha Terra, Minha Historia: Dona Maria, a senhora já votou em algum candidato que tenha se arrependido?
Maria: Sim.
Minha Terra, Minha Historia: Pode nos dizer quem foi? Se não quiser dizer quem foi, nós entendemos.
Maria: Não, prefiro não comentar.
Minha Terra, Minha Historia: Quer dizer por quê?
Maria: Não, apenas me arrependi
Minha Terra, Minha Historia: Olhando as campanhas de hoje, há alguma coisa que a senhora gostaria de ter feito no seu tempo e não fez?
Maria: Nada, tudo que pude fazer eu fiz, não me arrependo de nada, até porque o que eu gostava de fazer era compor as musicas e cantar. Cantava e dançava.
Minha Terra, Minha Historia: Há alguma diferença entre as campanhas de ontem para as de hoje?
Maria: Na questão de amor, de vibração, de paixão pelos candidatos não tem não, a diferença é somente na questão da violência, antes quase não se falava nisso, hoje só se vê é gente brigando, chega da medo acompanhar os comícios , medo de jogarem uma pedra e pegar nas nossas cabeças.
Minha Terra, Minha Historia: O que a senhora gostaria de pedir para as gerações políticas de hoje?
Maria: Olha tem muita coisa pra ser feito em Grossos, porem se for pedir só uma, eu pediria aos prefeitos de hoje que melhorasse a limpeza publica, eu acho nossas ruas muito sujas.
Minha Terra, Minha Historia: Dona Maria, quantos filhos a senhora teve?
Maria: Cinco, morreram dois e ficaram três.
Minha Terra, Minha Historia: Um acontecimento que marcou sua vida?
Maria: Ganhei uma casa para meu filho.
Minha Terra, Minha Historia: Já se envolveu em algum acidente em alguma campanha?
Maria: sim, quebrei a munheca.
Minha Terra, Minha história: Como foi esse acidente?
Maria: Foi agora, nessa ultima campanha, eu vinha andando normalmente, mim enrosquei em um saco desses de caixa de latinhas deixado pelos vendedores e cair, mas graças a Deus fiquei boa logo.
Minha Terra, Minha Historia: Já chorou em alguma campanha?
Maria: sim, mas tive mais alegrias duque tristezas.
Minha Terra, Minha Historia: Já brigou por algum candidato?
Maria: Não, graças a Deus nunca precisei brigar, posso já ter discutido, coisa normal do dia a dia, mas brigar mesmo, nunca.
Minha Terra, Minha Historia: Diga uma frase pra encerrarmos essa entrevista.
Maria: Quero que Deus abençoe a todos vocês, estudem, pois no futuro, quem sabe não serão vocês os candidatos a prefeitos.



Entrevistadores:
Brenda Kelly
Mirley Monalisa
Cintia Kadigia
Erike Renan



Nota:
No dia 09 de julho de 2009, portanto quase um mês após esta entrevista, Dona Maria Oliveira veio a falecer, uma mulher simpática e muito querida por todos dessa cidade, todos agora percebem sua falta quando passamos em frente a sua casa no intervalo das 19:00 horas às 20:00 horas, ficava ali sentada junto com sua família e alguns amigos conversando sobre coisas cotidianas de fim de dia.
Os entrevistadores deixam aqui, uma poesia de Carlos Drummond, em homenagem a essa Legionária da Legião de Maria:


Para Sempre
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?

Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido

na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade

3 Comentários:

Ritinha disse...

Gostei da entrevista, eu lembro quando agente passava e via sempre ela ali, sentada, todos os dias, que saldade!

Unknown disse...

Excelente!!! Todas as matérias têm um excelente conteúdo!!! Parabéns, querido e exímio professor!!!

Unknown disse...

A entrevista está emocionante!!! Estão todos de parabéns!!! Grossos realmente merecia algo assim: informativo e dinâmico!

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO