redirecionamento

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Terra de Anjos





O som do vento e do arrastar de pés, era só o que se ouvia, fora isso um silencio quase ensurdecedor. Um grupo de meninos e meninas e no meio, um caixão de anjo.
Como era de costume na época, quando falecia um recém nascido, ele era carregada somente por crianças e eram as próprias crianças, as mais velhas que cavavam e enterravam seus irmãos no cruzeiro. Hoje, ao lado do cruzeiro, foi construída a igreja de São Vicente. Cruzeiro aqui não a é uma planta da família das rubiáceas nem muito menos uma viagem de navio, cruzeiro aqui, é um local onde se tem uma grande cruz e que pra nós tem um valor sentimental – esquecido com o tempo - sublime, pois é lá que estão enterrados vários corpos de anjos.
Quando o grupo de criança passava em frente às poucas casas, os senhores tiravam seus chapéus em respeito à dor dos que acompanhavam, as senhoras não podiam acompanhar, mas ficavam a lamentar e imediatamente autorizava seus filhos a seguirem o cortejo.
O grupo de crianças, a maioria de camisas brancas, fazendo jus a tradição, pouco a pouco ia tomando forma e no meio da estrada de areia pesada, a poeira levantava e lá traz, já bem atrás, acompanhando com um olhar triste até onde alcançasse, uma família em prantos, uns usando os ombros dos outros, se consolavam pela perda de mais um recém nascido e que tinham somente como consolo, a certeza que este ia ser bem recebido nos céus, junto ao Altíssimo.
Em meados das décadas 60 a 70, a população da, até então, pequena cidadezinha de Grossos, tinha uma cultura que foi esquecida com o passar dos tempos, ela enterrava seus anjos – recém nascidos – no cruzeiro. Hoje alguns moradores próximos desse local juram que vez ou outra ouvem choros de crianças no meio da noite. Nisso não acredito, pois tenho certeza que todas as crianças que ali foram enterradas, devem estar bem guardadas junto ao celestial e, se for verdade, choram não por maus tratos, mas com certeza por sentirem saudades de pais e irmãos. Este local hoje é apenas um símbolo de fé, pois nossa geração desconhece desse fato, mas que é bom lembrar, não é somente um lugar costumeiro de acender velas, muitos acendem velas sem saber a real e verdadeira importância do local, sem saber que esse local é um lugar santo, sem saber que nesse local foram enterradas várias e várias crianças, sem saber que esse local é, literalmente, Terra de Anjos.

Prof. Ronaldo Josino

2 Comentários:

Valéria disse...

Muito bom prof. Ronaldo, eu não sabia desse fato.

Marcos disse...

É verdade prof. Ronaldo, inclusive essa historia de ouvir crianças chorando eu ja tinha ouvido falar, pessoalmente nunca ouvir crianças chorando não mas acredito.

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO