redirecionamento

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mais de 300 presos voltam às ruas do RN a partir de amanhã.

Mais de 300 presos condenados por assassinatos, tráfico de drogas, assaltos e outros crimes serão recolocados em liberdade temporariamente a partir do dia 24 deste mês. Eles terão sete dias de liberdade e depois devem se apresentar nas duas unidades prisionais. 

O benefício é previsto na Lei de Execuções Penais (LEP) e é concedido aos presos considerados de bom comportamento. Por ano, a lei prevê cinco saídas temporárias para esses presos. Só Mossoró vai colocar mais de 100 presos condenados na rua.

De acordo com José Olímpio da Silva, coordenador do Sistema Penitenciário Estadual (SPE), as saídas representam uma certa preocupação. Ele afirma que o número de presos que deixam de se apresentar no término do benefício é pequeno, mas mesmo assim é motivo de preocupação. Olímpio não dispõe de dados sobre a última saída de Natal, mas afirma que o índice de evasão é relativamente pequeno. "Muitos deles vão sair, mesmo para ver seus familiares, mas tem uns que vão sair para cometer crimes, praticar assaltos, traficar... A maioria dos presos que é liberada retorna", pontua.


As saídas temporárias beneficiam presos que estão em regime semiaberto, o que significa dizer que estão em um nível avançado no processo de ressocialização - teoricamente. Na maioria das vezes, o criminoso é condenado em regime fechado, depois progride para semiaberto e, por fim, ao aberto. Terão direito internos dos presídios de Mossoró, Natal, Caicó, Parnamirim e Pau dos Ferros. 

Só Natal e Mossoró somam quase 250 presos soltos. A cidade que terá o menor número de internos beneficiados é Pau dos Ferros. Saíram somente 10 de lá. Somando as cinco, serão 341 presos soltos.
Para ler mais clique aqui: Jornal de Fato

Seja o primeiro a comentar

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO