Uma ação, uma grande conquista.
"Por aqui está tudo diferente, dia sim dia não está chegando água, o mais que demora é dois dias, coisa que antes nem se pensava em ter, minha cisterna, por exemplo, está cheia. " Dona Luzia: Moradora da Comunidade de Pernambuquinho.
Ao passar por Pernambuquinho tive a curiosidade de perguntar a um dos moradores sobre o problema da água, coisa que antes da ação do Vereador Cateca era uma das maiores lamentações dessa comunidade, a água não chegava às torneiras e por diversas vezes foi palco de reclamações e até movimentos revolucionários como no caso da depredação da própria tubulação.
Dona Luzia que o diga, segundo a mesma hoje a água está chegando sem muitos problemas (coisa que antes era apenas uma ilusão), o precioso líquido chegando a essa parte de Pernambuquinho (parte final, onde fica o colégio) e trás alívio aos moradores.
Toda essa conquista Pernambuquinho só tem um nome a agradecer, . . .
claro que primeiramente a Deus e em segundo a ação do Vereador Cateca do PC do B que com seis dias de mandato do seu governo já assumira uma postura de lutar por esses ideais, ideais de justiça e comprometimento com o povo.
Um povo que nunca, até então, tinha visto um vereador no meio do próprio povo e agindo com o povo depois das eleições. Com seis dias de mandato, no dia 6 de janeiro de 2009, o vereador já se engajava em uma luta que, por várias vezes, ouviu de colegas que não ia obter êxito.
Sem dar ouvidos a certos comentários, o vereador foi à justiça, procurou a Promotoria de Areia Branca, reclamou por diversas vezes ao gerente da Caern e buscou aliados para o ajudarem nessa causa, uma causa que parecia não ter fim e nos meses de Janeiro e fevereiro – veraneio – a situação dos moradores de Pernambuquinho se agravava mais ainda.
Enquanto a justiça não vinha, o vereador na ânsia de amenizar a situação dos moradores, começou a furar poços artesanais, um poço aqui outro acolá, o vereador furou aproximadamente 50 poços, todos com seus próprios esforços. Com esta ação, pelo menos água para os animais a população tinha acesso. Em alguns casos a situação chegou a tal extremo que alguns chegavam a tomar banho, lavar roupa e até cozinhar.
Com o mesmo propósito e ao mesmo tempo, o vereador Cateca encabeçou outra luta, a luta para trazer água a Travessa Manuel Firmino, após conseguir os canos com a prefeitura, o vereador reuniu-se com o moradores da Travessa e eles mesmos, liderados pelo vereador, fizeram toda a tubulação, ficando a parte da Caern apenas de “ligar” a água.
Hoje essa Travessa recebe água normal como toda cidade.
Por fim e voltando a comunidade de Pernambuquinho, o vereador foi à promotoria e resolveu fazer uma audiência pública. Na presença de várias autoridades, inclusive de representantes da própria Caern, o vereador conseguiu, aliás, a população conseguiu. Os próprios representantes da Caern, no mesmo dia, mudaram e melhoraram o manuseio das bombas d’água que abastece essa comunidade.
Hoje a água chega a Pernambuquinho, segundo dona Luzia, graças à luta de um vereador que em hipótese nenhuma abandonou a causa.
Parabéns a Caern pelo abastecimento, parabéns ao povo por acreditar, parabéns a Cateca por não ter em hipótese nenhuma desistido da luta.
1 Comentário:
Ratificando; a agua aqui no Pe,é em dois e dois dias.Nada mais do que isso.
Postar um comentário