redirecionamento

terça-feira, 22 de maio de 2012

VISITA DA E. M. SÃO JOSÉ AO PROJETO AMBIENTAL “MANGUE PEQUENO” EM REQUENGUELA ICAPUI/CE


 
No ultimo dia 19 de maio (sábado) a equipe de professores (Paulo Reginaldo, Dione Célida, Cecília Melo, Ana Mara, Moacyr Souza e Marquilene), juntamente com a direção da escola (Tanha, Vera e Cleber) e acompanhado dos alunos do 8º e 9º ano (45 alunos) realizou uma expedição até o município de Icapuí/CE para conhecer o projeto de proteção ambiental "Mangue Pequeno em Requenguela".

Na ocasião todos puderam conhecer o projeto através de aulas expositivas (com explanação do mesmo através de vídeos) e aulas de campo onde os alunos puderam conhecer os diversos tipos de mangues e a importância da preservação para a sobrevivência das atividades econômicas do município e da qualidade de vida da população.


Alunos e professores ainda fizemos um passeio por uma passarela construída por dentro do manguezal possibilitando conhecer a vida naquele ecossistema (plantas, crustáceos, aves etc).

É realmente importante conhecer um projeto do gabarite de Requenguela. Além do aprendizado a natureza nos presenteia com paisagens incríveis. A expedição faz parte de um conjunto de outras, onde começamos juntar materiais, experiências, fotografia, vídeos onde o resultado será a realização de uma grande Feira de Ciências no mês de novembro.
 
Todos que foram, ficaram encantados com o projeto que cuida da natureza e das pessoas. Em conversa com os instrutores ficamos de trocar emails a fim de desenvolvermos também aqui em Grossos.

A equipe da Escola São José está encampando essa luta, onde pretendemos construir quem sabe na Barra (local onde há maior área de mangues) um projeto semelhante.

Quem visita Requenguela fica impressionado com a dimensão do projeto. Não é toa que representantes de diversos países já foram a Icapuí conhecer de perto aquele trabalho. 
Com informações Prof. Paulo Reginaldo.

 














3 Comentários:

Maria disse...

Boa Tarde,
Caro Bloqueiro, gostaria de saber qual o motivo de ir à outra cidade para conhecer um ecossistema que dispomos na nossa cidade? Será que é porque o que é de fora é melhor ou mais bonito? Gente o nosso manguezal está em processo de desaparecimento porque nós não o valorizamos e acabamos nos deslocando para outras cidades para conhecer um ecossistema que temos a 10 minutos das nossas casas. Fica aqui expresso a minha opnião, vamos passar a conhecer o nosso entorno para então forma-mos opniões e abrir nosso campo de visão para outras realidades.

Prof. Ronaldo Josino disse...

Olá Maria, você está certa em partes.

Claro que nossos manguezais são importantes, diria que até mais, até por que é nosso. A visita a aos mangues de Requenguela não é somente pelo mangue, se fosse com certeza não teria sentido algum, mas sim pelo belo projeto que se foi instalado naquela comunidade e é as visitas também servem para se ter ideias e tentar trazer esse projeto para nosso município, pois visitar nossos mangues com uma turma de aluno no meio da lama não é muito aconselhado. Concorda?
Em Requenguela há um grande número de visitas diárias, mas não é simplesmente pelo mangue, é pelo mangue e pelo projeto, a facilidade proporcionada pelo grande trapiche de entrar no meio do mangue é que atrai os turistas.
Se esse projeto ou um semelhante fosse aplicado no nosso município – tem muito espaço para isso e eu diria que ficaria até mais interessante, já que em Requenguela quando se atravessa o mangue não há outra coisa a não ser o mar, enquanto aqui teríamos a cidade de Areia Branca, isso se o projeto foi instalado nas mediações do manguezal da Barra – muitos turistas viriam para Grossos e nossas aulas teriam grande importância diárias em todas as disciplinas.

Maria disse...

Então que pelo menos sirva de exemplo para estimular as mentes pensantes da nossa cidade à desenvolver algo de proveitoso, pois fico extremamente preocupada com o futuro dos nossos filhos e netos q talvez não cheguem a conhecer esse magnífico ecossistema.Bem o objetivo do comentário é despertar a provocação aos professores da nossa cidade, mas principalmente à gerência do meio ambiente que suspeito não desenvolve nada nesse sentido, que sirva para estimula-los à valoriar e desenvolver projetos d preservação do nosso ecossistema.Obrigada!!!

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO