redirecionamento

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mais de uma década como parlamentar.



Filho de Antonio Fagundes de Morais e Jovelina (jovem) Elena de Souza, João Fagundes de Morais foi parlamentar em nossa “Terrinha” por doze anos consecutivos. 

Teve 3 irmãos: Francisco Fagundes (galego), José Cícero de Morais e Antonio Fagundes de Morais.

Fagundes, como é conhecido, em sua vida particular teve a oportunidade de casar-se por três vezes, a primeira foi Maria Gizélia, com esta teve 6 filhos, João Rodrigues, Josimar Rodrigues, Janaína Rodrigues, Josevaldo Rodrigues, Janaíra Rodrigues e Jânio Rodrigues.


Por motivos particulares, separou-se e casou-se com Maria Genira, com esta teve dois filhos; Juliano Rodrigues e Juliana Rodrigues.

Com o fim deste relacionamento, Fagundes mais uma vez se viu só e procurou então uma nova companheira, esta foi Isabel Neta, com esta Fagundes teve mais uma filha, Joivane Fagundes.

Antes de ser parlamentar, Fagundes trabalhou como taxista em Fortaleza- CE onde era proprietário de três táxis. Um pouco mais a frente, Fagundes mudou de profissão, passou a ser bicheiro ou Banqueiro de jogo de bicho e que dominava grande parte dos jogos da região. Com o fim desse negócio arriscado, Fagundes entrou no ramo de artesanato (garrafas de areia colorida), profissão que seguiria até os dias de hoje.

Como artesã, Fagundes já conheceu o Brasil inteiro, conheceu todas as capitais uma a uma sempre fazendo entregas de artesanato, suas garrafas já foram exportadas para vários países, entre eles estão; Japão, Alemanha, França, Suíça, Inglaterra e Portugal, segundo Fagundes, nunca viajou para esses países, vinha sempre alguém pegar a mercadoria.

Em meio ao artesanato, Fagundes resolveu entrar na política e se deu bem, como tinha muito prestigio, Fagundes foi eleito vereador na primeira campanha com 189 votos em 1988, na sua reeleição obteve 174 votos em 1992 e em 1996, obteve 293 votos, foi, segundo ele, o resultado de luta e dedicação como vereador.
 
Na eleição seguinte 2000, colocou sua mulher para o substituir mas não foi possível transferir os votos e acabou perdendo, Fagundes então “abandonou” a ideia de ser vereador e dedicou-se apenas ao seu artesanato.

Como parlamentar Fagundes teve uma presença significativa na Câmara Municipal de Grossos, foi ele quem indicou projetos como: Projeto da Prainha, Mini Rodoviária, Transformação da vazia em rua, que se chamaria Beira Rio, porém Raimundo indicou que fosse Terezinha Pereira e assim ficou, Reforma dos dois cemitérios (muro ao redor, antes era apenas cerca de arame), Mão dupla entre a Prainha e o Moinho do Sal.

Esses foram apenas alguns dos projetos criados pelo vereador e que foram aprovados.

Hoje Fagundes se encontra com 73 anos, aposentado como vereador, solteiro, reside no Centro, avenida Cel. Solon e uma vez por ano vai a Bahia fazer uma entrega de garrafinhas de areia.

Essa é a história (resumida) de: João Fagundes de Morais, ex-vereador por 12 anos.








Seja o primeiro a comentar

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO