redirecionamento

terça-feira, 17 de julho de 2012

Segurança, um assunto engolido pelo momento político.



Com a tragédia na madrugada do ultimo domingo, quando o jovem Francisco Marcos foi alvejado inocentemente por um tiro que lhe custou a vida, temos que parar para refletir e pesar.

Refletir as causas, os motivos, as circunstâncias dos porquês desses acontecimentos. Tragédia que pode acontecer com qualquer um, com um filho meu ou seu, nenhum está livre, todos nós estamos sujeitos a passar por esse tormento.

Já no domingo, por volta da meia noite, conta-se que um certo cidadão estava com uma arma de grosso calibre em punho no Beco da Folia. Aqui a polícia chegou a tempo e tomou-lhe a arma.

 Tudo isso só nos deixa mais apreensivo e temeroso em liberar nossos filhos para suas “baladas”.


Quantas mães hoje na nossa “Terrinha” só descansam a cabeça em um travesseiro quando ouve seus filhos baterem a porta voltando da “rua”? Eu acredito que todas.

Sei que estamos em período eleitoral e que Grossos tem fama por disputas acirradas, aja vista as duas ultimas eleições. Mas e aí, vamos ter que esperar passar as eleições para depois pensar no assunto?

Vamos esperar que mais inocentes sejam tirados dentre nós? Quantas famílias vão ter que sofrer a perda de um ente querido para que se busque uma solução?

Sabemos que o problema de segurança não é particular a nossa “Terrinha”, é estadual e até nacional. Sabemos também que o problema de segurança não é meramente nº de policiais, entretanto mesmo sabendo da complexidade do problema, não podemos ficar de cabeça baixa, temos que gritar, temos que reivindicar. 

A nossa polícia, “coitada”, eu diria que até tem boa vontade, tem homens valorosos, vão as ruas, intimidam alguns bandidos, mas convenhamos, com a aquela “superestrutura” já fazem das forças o coração.
Então o que fazer? Vamos esperar a política passar?

Não, precisamos de urgência, não podemos ficar vendo esses tipos de arbitrariedades calados, os poderes municipais (executivo e legislativo), assim como o estadual devem nos dá uma resposta, uma resposta antes que aconteça com o meu filho ou com o seu filho.  

A trágica morte do menino Marcos só não teve maior repercussão por dois motivos:
1° Eleições municipais
2° Filho de família humilde.

Contudo posso está errado, vai que é só exagero meu mesmo. Afinal, o que é uma vida em perigo, quando não é a sua.

13 Comentários:

Antonio disse...

Ótima matéria Ronaldo, colocou bem as palavras; como se preocupar com a campanha ou comício de lado "B", "A" ou "C", Quando a segurança de toda população se encontra em apuros... Os candidatos deveriam procurar soluções para resolver esse problema em nossa cidade, seria uma ótima forma de mostrar trabalho, é isso que a cidade de Grossos-RN está precisando, solução já, políticas públicas para solucionar esse problema.
Não deixando de lado a população, a cidade deve se manisfestar e não se omitir, algo suspeito ligue pra polícia, NOIÁDO pedindo dinheiro; se ligue meu amigo, dar dinheiro a noiádo é contribuir para o tráfico de drogas e a violência! Fique atento, a bandidagem está se achando em Grossos, a final em quanto morre um traficante, já se foram 100 inocentes...

CLAUDINHO SILVA disse...

Professor Ronaldo vc foi muito feliz nas suas palavras!! vc pode dizer tudo aquilo que qualquer um cidadão de Grossos hoje esta sentindo.... o que não pode ser feito é a população fica calada e apenas pensando em denegri a imagem do seu irmão por causa de politica...politica é 3 meses e os jovens da cidade é o futuro da nossa terrinha ...
ACORDA POLÍTICOS GROSSOS PEDE SOCORRO... ACORDE ANTES QUE SEJA TARDE NÃO DEIXE QUE MORRA MAIS UM FILHO DA TERRA...;...

Vânia albuquerque disse...

Concordo com você Ronaldo,por ser uma familia humilde o assunto ficou abafado,ai me pergunto e agora?o que irá acontecer?uma vida se foi e vai ficar por isso mesmo? espero que nao,pois a dor que a senhora Chaga estar sentido nao é facil de suporta, temos que parar para pensar nisto,e começar a cobrar de nossos politicos uma boa segurança uma segurança de qualidade.Vânia Albuquerque

EM NOME DA POPULAÇÃO DE GROSSOS disse...

MEU DEUS SOCORRO SOCORRO SOCORRO NOS AJUDA.
VOLTA VOLTA VOLTA CAIO E CHALERANDRO A POPULAÇÃO DE GROSSOS PRECISA DE VCS
NAO DEIXE UM ESTRAGAR A NOSSA TRANQUILIDADE.

Anônimo disse...

socorro socorro nos ajuda pelo amor de deus volta volta volta CAIO E CHALERANDRO nao deixe os malandro acabar com a nossa terrinha a missao de vcs é proteger grossos entao volta.

Ana Cludia disse...

Que bom que nem todo mundo é alienado e obcecado por política em nossa cidade. Sempre nesse período é comum esquecermos de tudo e só falarmos, só pensarmos e só fazermos tudo em torno da política ou dos políticos. É tempo de refletirmos rever nossos atos e nossos objetivos, pois, como vc disse professor, amanhã pode ser com qualquer um, com o meu, com o seu filho. Acho que não se resolve só pedino mais polícia, já que quantidade nem sempre é a solução. Precisamos aumentar o número de policiais em nossa cidade sim, mais precisamos trazer os policiais corretos, os que podem resolver o problema, ou ao menos diminuir a sensação de insegurança que ronda nossa cidade, inclusive, o negócio aqui anda tão frouxo que estamos "importando" (atraindo) bandidos de outras cidades para cá de. Honestamente, sem querer levantar nenhuma polêmica, nem querer misturar trabalho com politicagem (pois talvez eu vote em branco ou nulo nessa eleição), queria dizer que sinto falta de policias como Caio, um policial sereno, calmo, inteligente e muito, muito seguro e eficiente no que fazia, de Charlejandro, de Leandro e de Bezerra. É claro que todo mundo sabe naquele tempo também existiam crimes em Grossos,porém, a repressão vinha rápida e eficazmente. Que em eu lembre, nenhum crime ficou em pune quando essa equipe estava aqui, e por isso eram mais respeitados, e eu diria até que eram mais temidos. Sim, mais temidos, não pelo homem de bem, e sim pelos bandidos, pois, quem deve ter medo de andar livremente nas ruas é o bandido e não o cidadão que paga seus impostos e cumpre com suas obrigações. É notório que os atuais policiais estão trabalhando com dedicação, porém, também é notório que eles não têm a mesma experiência, competência e eficiência que a equipe de Caio, até porque este trabalhou por muitos anos aqui, conheciam, e sabiam distinguir cada "boi" e cada "vaca" no meio do rebanho, sabiam que era daqui, e quem era de fora, quem queira viver em paz,e queria trazer intranquilidade para nossa cidade, isso é verdade, e isso todo mundo tem conhecimento, mesmo os que são do contra sabem que isso é verdade. Então, se não dá mais pra Caio e sua equipe voltar, que os políticos vão atrás de outros policiais. Conversem com o o Secretário de Segurança, com o Comandante, et., e tentem resolver o problema. O que não pode acontecer é vermos nossos filhos morrendo e nada sendo feito para mudar essa triste realidade em nossa cidade... De um eleitor desapontado e decepcionado com quem administra nossa cidade e nada faz para melhorar esse triste quadro de insegurança que assola nossa cidade.

Camila disse...

Ronaldo, uso seu blog que é bastante lido, tanto aqui como em mossoró e outras cidade. Nos ajude professor e cidadão grossense. Peça a volta de Caio e sua equipe pra dá um jeito nesses marginais que estão bagunçando nossa cidade. Ninguém merece morrer assim, e muito menos esse pobre coitado que nunca fez mal a ninguém, isso é uma covardia, e todo mundo tá bem caladinho, tá todo mundo omisso só porque estamos em uma campanha eleitoral. Que pena que em Grossos a coisa funciona desse jeito. É uma pena, porque pelo que vemos a coisa ainda vai piorar muito.

Cleilson disse...

Esse vagabundo que matou esse rapaz deveria está na cadeia. Isso é uma vergonha pra nossos políticos e pra nossos policiais. Isso só vai gear mais impunidade e aumentar a criminalidade.

Jorge disse...

É assim em Grossos a cada 4 anos. Agora todo mundo só quer saber de política. Se lembrem que só são 3 meses. Depois os políticos voltam pra suas casas seguras e pra seus palacetes, voltam para seus familiares e se esquecem de nós, pobres eleitores desprezíveis e descartáveis. Vou aqui fazer um promessa: "SE NINGUÉM OU NENHUM POLÍTICO NÃO FIZER NADA PARA MUDAR ESSE HORROR QUE ESTAMOS ENFRENTANDO, NÃO VOTO EM NENHUM POLÍTICO EM OUTUBRO, E O POLÍTICO QUE CONSEGUIR MELHORAR A SEGURANÇA DE NOSSA CIDADE JÁ PODE CONTAR COM MEU VOTO E COM O VOTO DE MEUS FAMILIARES". Isso eu prometo, pois, pra mim, segurança, saúde e educação são fundamentais em qualquer cidade e não tem preço.

mari disse...

a materia foi boa nos da familia de francisco marcos desejamos justiça que estamos todos sofrendo,o brasil tem que acabar com aimpunidade ele foi morto com um qualquer mais todos saiba que ele tinha dono e o dono dele é jesus e sua justiça nao falha.saudades de nosso querido burrinha nao esqueceremos nunca.ele era muito amado.

Anônimo disse...

Parabéns Ronaldo pela matéria, essa que deveria entra no coração de todos, e quem sabe forma boas opiniões. Ronaldo não desista vamos fazer uma contagem, postar fotos, opiniões, vamos fazer a diferença.
Fica aqui o meu apoio e os meu desejo de dias mais tranquilo...
VICENTE JÚNIOR

Maria de Fátima disse...

Que Deus nos ajude, já que quem daveria nos ajudar aqui na terra nata tem feito, falo isso dos políticos que enchem os bolsos de dinheiro, enriquecem ilícitamente, enriquecem seus familiares, trabalham somente para os seues, e nao têm nenhum compromisso com o povo mais carente. Sem citar nomes, e sem querer denigrir a imagem pessoal de ninguém, pois estou falaanedo do cargo que cada político ocupa, e não da pessoa em sí. Kd o prefeito, o presidente da câmara, os vereadore, os candidatos que estão nas ruas pedindo votos? Esse povo é cego ou pensa que somos bobos. Sei que temos políticos sérios e honestos, mas, até esses estão calados e nada fazem para evitar esse descavo que vemos na nossa segurança. Precisamos de policiais mais enérgicos urgentemente. Com marginal tem que agir com força, usnado os rigores da lei. É assim que penso. É assim que funciona. E é assim que deve agir um bom policial.

Camila disse...

Parabéns Professor Ronaldo, amigo de nosso povo. Vc é quem deveria ter se candidato. Vc não ficou calado, mesmo tendo um parente próximo na políica, e resumiu a realidadae de nossa política em tempos de Eleição. É uma pena, mas é assim mesmo que a coisa anda em Grossos. Ai que saudades daquela velha equipe de policias que nos defendeu por muitos anos. Éramos felizes e não sabíamos. Um abraço amigo professor ou professor amigo. Continue assim, defenda nosso povo, seja a voz dos humildes e dos desprotegidos. Seu blgo tem muita força, com certeza mexeu com os políticos e incomodou os omissos e acomodados. Fiquem alertas políticos candidatos, nós não somos bobos nem bestas. Não dá pra enganar todo mundo o tempo todo. Com postagens como esta ao nosso professor disse muito, e nos faz refletir quais são os verdadeiros valores. Fica a pergunda: "Diante de situações como esta, onde um jovem ingênuo e inesperienete perdeu a vida sem mais nem menos, vale à pena ficarmos calados e resignados, só por conveniência pessoal e política, ou porque temos amigos, patrões e familiares candidatos a algum cargo público? Agir assim, fiando omisso e calado, é agir como um cidadão? Que futuro queremos para nossa cidade e para nossos filhos? Qual a parcela de contribuição que estamos dandado para a nossa cidade se ficarmos calados? Vc não ficou Ronaldo, foi muito corajoso ao abordar o tema do jeito que abordou. Mostrou total imparcialidade, confiança e credibilidade. Serei seu fã de carteirinha e espero que continue com a mesma linha de trabalho e de posicionamento diante de fatos como este que afetam diretamente nossa cidade.

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO