redirecionamento

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ficha limpa municipal, quem é do contra?



Essa é uma pergunta retórica, quem vai dizer que é contra a lei ficha limpa? Acredito que nem mesmo um ficha suja se dirige a um canal de divulgação e diga que é contra.
Mas Grossos é Grossos, e se você acha que já viu de tudo espere só por essa.
O MPRN através da Promotoria de Justiça da Comarca de Areia Branca mandou para a prefeitura, para esta encaminhar para a Câmara Municipal, o projeto de lei complementar por nome Ficha Limpa para ser aprovada.
Este projeto, em comemoração ao dia 09 de dezembro que se aproxima, dia internacional ao combate a corrupção, estabelece no âmbito municipal, o combate a corrupção, este projeto está sendo enviado e apreciado por todos os municípios, em alguns já foram aprovados, outros ainda estão sendo descutidos.


Aqui não se refere à questão das eleições passada, mas sim das futuras. No 1º Art. Dessa lei, - em resumo, mas o leitor pode ler a vontade – refere-se as questões de ocupações de cargos comissionados por pessoas que devam a justiça.
 
Por exemplo, o ex-vereador Roberto, segundo a lei não poderá ocupar nenhum cargo de, por exemplo, secretário caso fosse convidado, outro caso seria o próprio presidente da Câmara, este também o próximo ano não poderá, se for convidado a participar da nova gestão, ocupar nenhum cargo e por aí vai. Use sua imaginação que encontrarás mais uns dois ou três que não poderão participar diretamente, a não ser, claro, que exista um “laranja”, nesse caso sim, talvez possa, pelo menos em Grossos, pois aqui pode tudo.
Pois bem, no dia 22 de novembro o projeto foi para a Câmara e sabem o que aconteceu? Isso mesmo, não foi aprovado. “Rejeitado em única discussão por quatro (04) votos contrários”. E quem reprovou? Use mais uma vez sua imaginação. Foi aprovado o aumento dos salários de secretários, de prefeito, vice-prefeito, vereadores e até o nome de um conjunto habitacional, mas a tal de Lei Ficha Limpa municipal não. Por que em? Não sei, mas que ficaram todos calados, ficaram. Mas o povo tem que saber.
Quanto aos projetos que foram aprovados vamos aos detalhes:
O salário do prefeito de 10 mil foi para 12 mil, um aumento de 20%, normal.
O salário do vice também nada incomum, de 5 mil vai para 6 mil, proporcionalmente, normal.
O salário dos secretários de 2 mil vai para 3 mil, aí já não é tão normal, afinal é um aumento de 50%, mas tudo bem, se os senadores puderam, por que os secretários de Grossos também não? Além do mais, ouvir dizer que . . . deixa pra lá de novo, toda vez que falo algumas verdades levo mais pedradas do que vidraça de pobre.
Agora o salário dos vereadores, bem, este aumentou pra valer. Nas próximas eleições é muito melhor ser candidato a vereador do que a prefeito. Ora, para eleger um prefeito você gasta em torno de 1 milhão, alguns casos menos e em outros mais, enquanto para vereador, 50 mil (+ ou -) você se elege e tem muito, muito menos preocupações.
O vereador que ganhava 2 mil vai, a partir de Janeiro, emboçar nada mais e nada menos que R$ 3.800,00.
Isto é, enquanto o prefeito teve um aumento de 20%, os vereadores tiveram mais de 4x mais, ou seja, 90 %. Bom, muito bom.
Não que estes não mereçam, merecem e até mais, no entanto a questão aqui é a porcentagem do aumento. Afinal qual é o trabalhador que tem um aumento de 90%? 
Ora, nós da educação estamos brigando há quase dois anos por um “conserto” no nosso plano de carreira de 20% e ainda não conseguimos. E tem mais, no nosso caso não é aumento, é uma falha que vem prejudicando os professores há anos. Todo sando mês – só este ano - os professores da rede municipal deixaram de receber o equivalente a R$ 200,00. Multiplique isso por 12 meses e verás o prejuízo. Mas não se preocupe não, esse é assunto para uma posterior matéria. Aguardem e “tampem os ouvidos”.
Mas voltando a questão do aumento dos vereadores, aqui só tem um problema, parece que esse aumento foi tão as pressas que esqueceram de um detalhe e o aumento não vai vigorar. O detalhe é que o responsável pelo projeto esqueceu de assinar o projeto e claro, não foi “sancionado”. Deve ter sido a falta de energia.
Agora voltando a questão da Ficha Suja, isto é, Ficha Limpa, eu até agora não entendi por que não foi aprovada, afinal quem não deve não teme, “né mermo”, além do mais os vereadores foram eleitos para fiscalizar o executivo, não para encobrir possíveis falcatruas, mas tudo bem, para que o projeto volte a tramitar na câmara tem que pelo menos ter 5 assinaturas de vereadores, ou seja, sabendo como nossos vereadores são honesto, religiosos e “limpos”, isso não vai ser problema, vai?
Bom, só temos que aguardar, porém é bom que as coisas sejam feitas as “claras” – se possível com energia – para que os cidadãos de bem acompanhe e digam: “Estes estão saindo, mas deixaram um legado para Grossos, legado que serão lembrados pelo resto da vida”. No entanto de um modo ou de outro, eles serão lembrados, pela aprovação ou desaprovação, não tem pra onde correr. O certo é que eleição municipal é de 4 em 4 anos e nas próximas tudo que foi feito ou não será lembrado.
Contudo, caso a lei municipal não seja aprovada, seria interessante que os vereadores que são contra essa lei da promotoria, usassem do pequeno expediente que dão a Câmara, subissem na tribuna e esclarecesse ao povo da nossa “Terrinha” o por que  que é contra a lei do MPRN.
Tenho plena certeza que o povo quer saber, afinal explicar o inexplicável é mesmo coisa de grossense.
O blog antecipa e deixa seu e-mail para caso algum vereador quiser se explicar: ronaldojosinoprofessor42@hotmail.com
Fiquem a vontade, aqui não tem “meia boca não”.

4 Comentários:

Anônimo disse...

Eu sou do contra. Ficha Limpa é uma forma da sociedade transferir para a Justiça a escolha que deveria fazer com o voto. Pois bem, o povo queria João Dehon, a perseguição não deixou ele diretamente; ele elegeu o irmão, logo o povo quer ele na gestão. Isso é lógico.

Anônimo disse...

caro Ronaldo,mas uma vez ouvimos,vemos sem querer acreditar nas grandes aberrações existentes em nosso meio politico,como se não bastase os aloprados País a fora,nos desapontamos com o legislativo municipal da "nossa terrinha" como diz vc,deu pra observar que so é votado o que é de interese proprio!por que não votar em projetos que venham traser algun beneficio ao Municipio, e a coletividade? vou em poucas palavras diser que não podemos culpar os "nobres vereadores" vamos compartilhar um pouco da culpa! se vivemos em um estado democratico de direito,e o nosso sistema eleitoral é eletivo, ou seja,"NÓS QUE COLOCAMOS OS POLITICOS ONDE ELES ESTÃO,de maneira alguma podemos nos isentar da responsábilidade,e o pior não é isso! em quem os nossos "NOBRES" colegas eleitores votaram na campanha que passou a poucos dias?ta vendo?a culpa não é só dos politicos!na realidade a culpa é sem duvida alguma de pessôas que se comprometem consigo próprio no periodo eleitoral, e depois ficam tirando uma de pessôas comprometidas, PACIENCIA!!!

Anônimo disse...

ronaldo vc ainda ñ se conformou,ainda fica falando sobre isso,mas vc ainda ñ se deu conta q a politica ja passou,se conforme pois apate de 01 de janeiro o prefeito é mauricinho!

Anônimo disse...

O filho do vereador ficha suja era candidato a vice prefeito!Ninguém questiona pq?

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO