redirecionamento

sábado, 12 de dezembro de 2009

Ticaca


Há varias hipóteses sobre a origem desse nome dado ao bairro que tem como verdadeiro nome Boa Esperança, dentre essas hipóteses selecionei três mais prováveis.

1ª – HIPÓTESE – Antes de Grossos ser Grossos, ou seja, ainda era Ilha de Grossos - isso deva ter ocorrido antes de 1950 - nesta parte tinha um grande matagal de velames, onde as pessoas que aqui iam chegando, limpavam um espaço, faziam uma barraca e tomavam posse, nesta ”limpeza” encontravam cobras, camundongos, cassaco alem de lixos, assim, quando uma pessoa chegava na ponta da ilha – rua de cima – indicavam sempre a rua de baixo, chamando pelo nome de Ticaca, lugar onde tinha muito velame e lixo etc.

2ª – HIPOTESE – Essa hipótese esta baseada na grande quantidade de Gambá, que por aqui agente conhece como cassaco ou guaxelo, mas também pode ser chamado de guaxinim, jaguá-campeba, jaguarambé e ticaca. Este animal apesar de ser muito fedorento, dizem os mais velhos que tem um ótimo sabor quando temperado com muita pimenta do reino. Nessa região de muitos velames a medida que as pessoas iam desmatando, apareciam esses animais e todos gritavam:

- Pega a ticaca, pega a ticaca!

Assim, enquanto os homens limpavam o local, as mulheres preparavam a Ticaca. Após a limpeza, os homens continuavam a caça da ticaca.

Assim, quando chegava uma pessoa na rua de cima, os já residentes diziam: Lugar de retirante – pessoas que chegavam sem nenhum vínculo familiar – é lá pras bandas das Ticacas. Com o tempo, ficou somente o nome Ticaca.

3ª – HIPÓTESE – Uma ultima hipótese, que também pode ser verdadeira é a questão alimentar que essas pessoas quando chegava por aqui traziam, uma delas foi a culinária conhecida como Ticacá. Essa culinária trazida por alguns parentescos de índios, era preparada numa cuia, seus ingredientes eram: caldo da mandioca, camarão – que tinha de fartura – jambu (folhinha verde que tinha poderes anestésicos e faz a boca do cidadão tremer), além da massa da mandioca, sal e pimenta a gosto, segundo alguns moradores, era muito bom e forte. Com a chegada de novos moradores, a palavra foi sendo pronunciada sem o acento, logo ficou Ticaca.

Prof. Ronaldo Josino

2 Comentários:

Marta (Shember) disse...

Muito boa sua pesquisa acerca desse nome da rua ticaca.
Interessante, que as pessoas não sabem na verdade nem o significado desse nome. Seria bom que fosse mais divulgado.
Parabéns!

Antonio Maurício disse...

Muito bom, eu acredito na segunda hipótese, ache que esse nome deriva da ticaca mesmo, esse bicho que por aqui era tão popular, hoje quase não vemos esse animal.
Valeu professor, gostei da sua pesquisa, publique outras.

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO