redirecionamento

domingo, 9 de maio de 2010

Dia das Mães



No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio, foi o presidente Getúlio Vargas quem assinou o decreto de lei em 1932. É uma data especial, pois as mães recebem presentes e lembranças de seus filhos. Já se tornou uma tradição esta data comemorativa. Vamos entender um pouco mais sobre a história do Dia das Mães.

Os primeiros indícios

É na Grécia Antiga que encontramos os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem homenagens à deusa.

Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração com a deusa Cibele, mãe de todos os deuses, esta celebração durava em torno de 04 dias.

Com o surgimento do cristianismo, as comemorações passaram a ser em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.

Uma comemoração semelhante a atual era comemorado na Inglaterra do século XVII. Nessa época já se comemorava o Domingo das Mães.

Em 1904, nos Estados Unidos, surgiu a idéia de criar uma data em homenagem às mães. A idéia foi de Anna, esta propôs criar uma data para sua mãe, que foi um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Após muita campanha, o Congresso Norte-Americano a provou a lei que declarou o Dia das Mães como festa nacional. O presidente da época era Woodrow Wilson. Após os Estados Unidos, muitas outras nações seguiram o exemplo e incluíram essa data no calendário.

Hoje a maioria dos países comemoram o Dia das Mães.

Seja o primeiro a comentar

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO