redirecionamento

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Grossos é a principal cidade digital do Rio Grande do Norte

Mexer no computador e acessar a internet ainda são desafios para muitos jovens no interior do Rio Grande do Norte, mas para os irmãos Lourival Hiago, 11, e Antônio Igo da Costa, 9, que moram na comunidade de Alagamar, numa das praias de Grossos, no litoral norte do Estado, é uma realidade. Os dois ainda não têm domínio da máquina nem dos sistemas digitais, mas estão no caminho. Uma vez por semana, eles têm aula de informática com a monitora Samara Lígia da Fonseca, que também atende crianças na comunidade de Barra.
Os dois ainda estão aprendendo a usar o teclado e, mesmo sendo muito tímidos, não escondem que jogar é o que mais gostam de fazer no computador. Como a escolinha só tem duas máquinas, é preciso agendar para que todos os alunos tenham acesso, mas, enquanto um fica fazendo o exercício, o outro está atrás da cadeira observando. De acordo com Samara, as crianças aprendem rápido e o melhor, não faltam as aulas.
Por conta de iniciativas como essas é que o município de Grossos aparece como uma das 26 cidades digitais brasileiras, de acordo com o último ranking do Centro de Pesquisas de Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).



Em parceria com o Momento Editorial, o órgão construiu uma parceria com o objetivo de medir o nível de digitalização das cidades brasileiras que usam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O resultado desse trabalho pioneiro está no Índice Brasil de Cidades Digitais 2011.
O trabalho, inédito no país, adotou como base a metodologia criada pelo CPqD para a avaliação do grau de digitalização dos municípios, que leva em conta critérios divididos em nove categorias - entre elas, presença de equipamentos primários, acesso público à internet, cobertura geográfica, acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade, banda e serviços públicos e privados.
No Rio Grande do Norte, somente Grosso e Macaíba, que está na 41ª posição, aparecem na lista. Do Nordeste, apenas os municípios de Tauá/CE (10º) e Recife/PE (11°) aparecem antes de Grossos.
No município, foram implantados laboratórios de informática nas nove escolas (2 na cidade, 7 na zona rural) da Prefeitura, beneficiando, ao todo, 1.281 alunos. Os espaços também servem para qualificar os professores. Atualmente, 69 deles estão sendo capacitados para trabalhar em sala de aula com novas tecnologias, através do Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO).
De acordo com a professora, Marta Pereira, aluna do Proinfo, a primeira coisa que aprendeu no curso foi a mexer nos computadores. "Agora na segunda fase estamos aprendendo a utilizar a tecnologia com os alunos nas salas de aula" conta. Segundo ela, além de aprender a informática, os alunos têm mais condições de melhorar suas pesquisas e entregar trabalhos mais bem elaborados. "As aulas se tornam mais dinâmicas e, apesar de ser uma coisa nova, os alunos assimilam rápido as ferramentas porque já estão inseridos neste contexto", complementa Marta.
Para a coordenadora de projetos e programas da Prefeitura, Maria José Bezerra Soares, a preocupação com a educação já rendeu ao Município quatro prêmios consecutivos, entre eles o Palma de Ouro e o Imperador Dom Pedro II. "A Prefeitura se destaca porque investe acima de 25% na educação", completa.
Com informações Jornal de Fato - Edição do dia 8/07 - Estado.

Seja o primeiro a comentar

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO