redirecionamento

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Sindicato do Garrancho.




Você sabia que na nossa “Terrinha” já teve uma grande representação dos Salineiros?

Pois é, foi o SINDICATO dos TRABALHADORES na INDÚSTRIA da EXTRAÇÃO do SAL no ESTADO do R. G. do NORTE ou simplesmente “Sindicato do Garrancho”.

Este sindicato foi fundado no dia 03 de outubro de 1930 e após muitas brigas e mortes, foi reconhecido no dia 05 de setembro de 1946 onde funcionou de fato a 1º Delegacia de Grossos.


Hoje o sindicato dos garranchos está funcionando apenas como arquivo de documentos, porém ainda existe uma relação trabalhista com seus associados e um de seus principais defensores é o senhor Valdo Bizerra de Mendonça, um dos remanescentes dessa historia de luta e glórias.

A semana passada, os resquícios  dessa história mudou-se mais uma vez de lugar e agora está funcionando em um quartinho alugado na Exp. José Rocha, próximo a residência de Flaviano.

Ao longo dessa história, o Sindicato do Garrancho perambulou de lugar em lugar, desde sua origem aos dias de hoje.

O início – cede inicial – foi onde hoje funciona uma oficina de motos (em frente a praça central), depois mudou-se para o Bairro Coqueiros (casa de Antonio Valcácio), em seguida foi para a casa de Manel de Cachopa (antes era de A. Railton), seguiu para a casa de Socorro de Geraldo (Cel. Solon), depois funcionou na residência de Chico Moisés (Hemetério Conegundes), seguiu funcionou onde hoje é a escolinha Piloto, seguiu para a Rua Maria Noia e por fim na Exp. José Rocha novamente.

Estamos investigando e muito em breve faremos uma matéria sobre a história dos bravos guerreiros dessa história.

1 Comentário:

Geova Costa disse...

Ronaldo, tive o prazer de conhecer e conviver na década de 80 com Joel Paulista, um ex-integrante do Sindicato dos Garranchos, que naquela período ainda morava em Mossoró. Um operário que se orgulhava de sua história, onde sua memória registrava os grandes confrontos do sindicato com os patrões e a repressão do Estado Novo. Um senhor alto, conversador e simpático que me dizia ainda disposto a enfrentar os desafios em prol da classe operária! Grande JOel, era assim que eu o chamava!

Grossos ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO