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sábado, 8 de dezembro de 2012

Uern - ÍCG Baixo.

O Ministério da Educação divulgou, na última quinta-feira, 6, os conceitos do Índice Geral de Cursos (IGC) referentes ao ciclo de avaliações entre 2008 e 2011 de 2.136 universidades, faculdades e centros universitários do Brasil.

Nessa avaliação, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) aparece com conceito faixa 3. A Universidade fica atrás das outras instituições públicas, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) alcançaram média 4.

O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos conceitos preliminares de curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições. O conceito varia entre 1 e 5, e o MEC considera insuficiente qualquer conceito abaixo de 3.


Na Uern, foram avaliados pelo IGC nos últimos três anos 70 cursos. Nesse período, o conceito médio da graduação na instituição foi de 2,47. Já o conceito médio de mestrado ficou em 3.

O Ministério da Educação também apresentou os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 4.403 instituições, que incluem a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado no ano passado. Nesse quesito, a Uern obteve conceitos em 47 cursos.

Em 2011, o curso de Física (Licenciatura) do Campus Central da Uern obteve o pior CPC, com faixa 2. Já os cursos de Letras (Licenciatura) do campus de Assú e Pau dos Ferros, Química e Pedagogia (Mossoró) e Pedagogia (Pau dos Ferros) e Geografia (Mossoró) conquistaram conceito considerado satisfatório pelo MEC: CPC faixa 4.

A composição do CPC tem três pesos: 55% da nota corresponde ao desempenho dos estudantes concluintes do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 30% equivale à titulação dos professores e ao seu regime laboral, e 15% da nota é composta dos índices de infraestrutura e organização didático-pedagógica da instituição. 

Dados do MEC mostram que 27% das instituições de ensino superior tiveram conceito insuficiente no IGC

Os dados do Ministério da Educação mostram que 27% das instituições de ensino superior brasileiras tiveram conceito insuficiente no Índice Geral de Cursos (IGC) em 2011.

De acordo com o levantamento divulgado pelo Ministério, das 2.136 universidades, faculdades e centros universitários avaliadas, nove tiveram conceito 1 e 568 atingiram o conceito 2.

As duas categorias somam, respectivamente, 0,4% e 26,6% do total. Os resultados do IGC mostram ainda uma pequena evolução em relação a 2008, quando 28,4% das 2.128 instituições avaliadas tiveram conceito insuficiente e apenas 1% delas atingiu a nota máxima.

Com informações Jornal O Mossoroense
 

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